• 10/11/2022
  • por Resenha Politika

Números

Paraíba está entre os melhores índices de saneamento do Nordeste, aponta Trata Brasil

Paraíba está entre os melhores índices de saneamento do Nordeste, aponta Trata Brasil

Um novo estudo do Instituto Trata Brasil revela que o trabalho da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) levou o Estado a figurar entre os melhores índices de saneamento do Nordeste. Segundo o relatório “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento Brasileiro 2022”, a Paraíba tem o segundo menor déficit de saneamento da região e João Pessoa é a capital nordestina com melhor taxa de abastecimento de água.

O documento utiliza dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e mostra os ganhos econômicos e sociais mais efetivos em vários setores, evidenciando que os investimentos feitos em saneamento vão muito além de melhorar apenas a qualidade de vida da população: impacta também na saúde, no aumento da produtividade no trabalho, na valorização imobiliária e na expansão do turismo.

Os dados utilizados pelo estudo são do ano de 2020. Na época, a Paraíba apresentava um déficit de 18,3% no abastecimento de água – ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 14,5%. Em coleta e tratamento de esgotos, o Estado apresentou um déficit de 61,8%, também aparecendo em segundo lugar no ranking nordestino, sucedendo a Bahia, com 58,1%. Com o resultado, a Cagepa se posiciona acima da média do Nordeste, que é de 25,1% em água e 69,7% em esgotos.

João Pessoa é capital mais eficiente - Entre as capitais do Nordeste, João Pessoa apresenta o melhor desempenho, com 99,9% de abastecimento de água e 81,6% de esgotamento sanitário. Destaque também para as perdas na distribuição, onde a Cagepa aparece como a segunda  empresa de saneamento do Nordeste que menos desperdiça água, tanto no Estado (38,2%), quanto no recorte das capitais da região (35,8%).

De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinicius Neves, o desafio da universalização é cada vez maior, mas a companhia segue trabalhando para cumprir  as metas impostas pelo Marco Legal do Saneamento Básico. “Os números estão aí evidenciando os investimentos do Governo do Estado para garantir a segurança hídrica e concretizar o projeto de universalizar o saneamento na Paraíba. Nesse processo até 2033, estamos priorizando a redução de desperdício de água e energia mediante a automação dos sistemas, elevação do nível de satisfação dos clientes e a melhoria da gestão de bens, serviços e do nosso capital humano”, comentou.

Comentários