• 23/06/2023
  • por Resenha Politika

Paraibano Sheyner Asfóra toma posse na Academia Brasileira de Direito Criminal

Paraibano Sheyner Asfóra toma posse na Academia Brasileira de Direito Criminal

O presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), o paraibano Sheyner Asfóra, recebeu o diploma de posse como acadêmico da Academia Brasileira de Direito Criminal. Ele é o primeiro paraibano a assumir uma cadeira na Academia. A homenagem aconteceu durante  o 12º Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal (EBAC), evento em que também foram celebrados os 30 anos da  Associação. O jurista também foi agraciado com a comenda “Advogado Criminalista Osvaldo Serrão”.

O diploma foi entregue pelo presidente de honra da Abracrim, Luiz Flávio Borges D’Urso, na abertura do evento. Emocionado, o criminalista referenciou seu pai, o também advogado e poeta Raymundo Asfóra. “Já dizia meu pai, honrado Raymundo Asfóra: ‘A emoção é a disciplina rebelde do meu espírito. Só libertarei dos lábios as palavras prisioneiras do coração’”, disse.

Empossado na Academia  Brasileira de Direito Criminal, Sheyner ocupará a cadeira do patrono Osvaldo Serrão, que faleceu em 2020 e é um dos fundadores e ex-presidente da Abracrim.  A Academia foi fundada em 1994, um ano depois da Abracrim, e reúne nomes do Direito Criminal no Brasil e no exterior, servindo de contato entre eles e estimulando as atividades culturais referentes às ciências penais.

O 12º Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal teve como tema central ‘A Redemocratização da Justiça Penal e o Respeito à Advocacia Criminal’. O evento ainda debateu temas como a Defesa das Prerrogativas da Advocacia Criminal e o Devido Processo Legal em Face das Resoluções do CNJ.

Comenda - A honraria “Advogado Criminalista Osvaldo Serrão” foi criada pela Abracrim em 2021 para homenagear aqueles que têm destaque na defesa das prerrogativas profissionais e valorização da advocacia criminal. A comenda, além de valorizar a advocacia criminal, também é um tributo em memória do vice-presidente nacional e fundador da instituição que, em outubro de 2020, faleceu vítima do coronavírus.

Comentários