• 20/09/2022
  • por Resenha Politika

Justiça

Poder Judiciário paraibano prevê tramitação processual 100% eletrônica até o final do ano

Poder Judiciário paraibano prevê tramitação processual 100% eletrônica até o final do ano

A promoção do acesso à Justiça e da celeridade na tramitação processual, com a utilização de inovação e inteligência artificial, têm sido a tônica norteadora das gestões que administram o Poder Judiciário, em todas as suas instâncias. Recentemente o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) noticiou, em seu canal oficial, que os processos eletrônicos alcançaram 97,2% das novas ações ingressadas em 2021 (dados do Justiça em Números/2022). Nesta seara, a previsão do Tribunal de Justiça da Paraíba, até o final deste ano, é que esteja 100% com a tramitação processual eletrônica, seguindo determinação do Conselho, conforme informou a Diretoria de Tecnologia da Informação.

De acordo com o diretor, Ney Robson Pereira, diversas são as ações empreendidas pelo Poder Judiciário estadual, sob a gestão do Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides, para otimizar, com avanços tecnológicos, os serviços prestados ao jurisdicionado, a exemplo da renovação do Parque Tecnológico, digitalização dos processos físicos remanescentes, bem como, a total adesão ao Programa Justiça 4.0, do CNJ. 

 

Diretor de TI, Ney Robson Pereira

"Nós estamos com todas as unidades judiciárias trabalhando com o Juízo 100% digital, onde toda tramitação do processo é feita através do meio digital, destacando o TJPB entre os Tribunais do país. Temos também o Codex, que é um serviço de informações processuais que alimentam os dados estatísticos do Poder Judiciário. Existe, ainda, o atendimento pelo Balcão Virtual, que foi implementado aqui na Paraíba em março do ano passado. Todas as unidades judiciárias hoje dispõem deste sistema”, ressaltou Ney Robson, lembrando que todas essas ações integram o Programa Justiça 4.0.

Ney Robson destacou, também, que o Tribunal de Justiça da Paraíba foi um dos primeiros a se integrar com a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), com a implantação da versão 2.2 do PJe, possibilitando a integração e utilização dos serviços disponibilizados na Plataforma Digital, entre as quais o SSo - Single Sing-On, Sistemas de Notificações e MarketPlace.

Por Lila Santos

Comentários