• 19/03/2024
  • por Resenha Politika

Crimes

Polícia Civil da Paraíba prende no RJ mentor da “Barbárie de Queimadas”

Polícia Civil da Paraíba prende no RJ mentor da “Barbárie de Queimadas”

A Polícia Civil da Paraíba prendeu na manhã desta terça-feira (19 ) no Rio de Janeiro, através da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), Eduardo dos Santos Pereira mentor da “barbárie de Queimadas”. A prisão teve o apoio da Polícia Civil carioca.

Eduardo dos Santos Pereira, estava foragido desde 2020, após fugir do presídio pela porta lateral acabou sendo capturado. Ele está condenado a 108 anos de prisão pelos crimes.

Entenda

Tudo aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2012 durante um churrasco em comemoração ao aniversário de Luciano dos Santos Pereira. De repente, o local foi invadido por um grupo de homens encapuzados que amarraram cinco das sete mulheres e começaram a estuprá-las, numa simulação de assalto. Durante as investigações, ficou comprovado que o crime, na realidade, foi premeditado por Eduardo dos Santos Pereira, irmão do aniversariante, como um “presente” para o aniversariante.

Durante a simulação do assalto – que segundo as investigações havia sido previamente combinada com todos os homens presentes – o som foi ampliado ao volume máximo para que os gritos das vítimas não fossem ouvidos pelos vizinhos. As mulheres foram amarradas e estupradas. Duas, das sete mulheres, foram poupadas, elas eram esposas de dois dos envolvidos no crime. A professora Isabela Pajuçara, 27 anos, e a recepcionista Michelle Domingos, de 29, reconheceram os estupradores e, por isso, foram executadas a tiros.

Em fevereiro de 2014 aconteceu o julgamento de seis indiciados. Luciano dos Santos Pereira, Fernando de França Silva Júnior, Jacó Sousa, Luan Barbosa Cassimiro, José Jardel Sousa Araújo e Diego Rêgo Domingues. Eles receberam penas que variavam entre 26 e 44 anos de prisão.

Em setembro do mesmo ano foi a vez do julgamento de Eduardo dos Santos Pereira, condenado a 108 anos de prisão pelos crimes de dois homicídios, cinco estupros, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores, porte ilegal de arma e lesão corporal. Apesar disso, dois meses depois deixou o presídio de segurança máxima onde estava caminhando com tranquilidade pela porta da frente da unidade.

Situação atual

O irmão de Eduardo, Luciano dos Santos Pereira, foi condenado a 44 anos de prisão e continua preso em regime fechado. Já Diego Rêgo Domingues cumpre os 26 anos e seis meses de pena em regime semiaberto, na Penitenciária de Segurança Média de Mangabeira, localizada em João Pessoa. Em 2020, Jacó Sousa, condenado a 30 anos de prisão, foi assassinado ao retornar a Queimadas, após ter conquistado liberdade condicional. Na ocasião, a polícia não informou se o assassinato teve motivação relacionada ao estupro coletivo.

 

Comentários