• 22/08/2023
  • por Resenha Politika

Números

Prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, chega a quase 70% de aprovação, mostra pesquisa

Prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, chega a quase 70% de aprovação, mostra pesquisa

Pesquisa realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, pelo Instituto de Pesquisa Índice, do Ceará, em 17 bairros de Cajazeiras, apontou que 69,3 % da população aprova a gestão do prefeito José Aldemir Meireles (PP).

A desaprovação da gestão do prefeito cajazeirense ficou em apenas 20,5 %, de acordo com os números finais da pesquisa, na qual 10,2 % dos entrevistados não souberam informar ou não opinaram.

Foram ouvidas 500 pessoas, de forma presencial, nos seguintes bairros: Bela Vista, Capoeiras, Casas Populares, Centro, Cristo Rei, Esperança, Jardim Oásis, Jardim Primavera, Loteamento Gilliard, Loteamento Leopoldina, Loteamento Portal de Cajazeiras, Por do Sol, Remédios, São José, Vila Nova I e II e os Distritos de Divinópolis e Riacho Fundo.

ÍNDICE – Contratada pelo Portal FonteCZ, a pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Índice, do Ceará, em 17 bairros da cidade, com uma margem de erro de aproximadamente de 4 %, com nível de confiança de 95 %.

A pesquisa conta com alto controle de qualidade, obedecendo a um sistema de controle interno que ocorre a partir do início da etapa de coleta, na qual os entrevistadores são fiscalizados permanentemente pelo coordenador do projeto e verificação em 20 % dos questionários aplicados. Uma coisa a se observar é que a soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar 100 % em virtude de arredondamento do processamento eletrônico, o que é normal em qualquer levantamento estatístico.

A pesquisa foi coordenada pela Dra. Ianne Rafaella Santos Melo, graduada em Estatística pela UFPB, mestre em Modelos de Decisão e Pesquisa – UFPB – e doutoranda em Modelos de Decisão com e ênfase em amostragem – UFPB. Ela é registrada no CONRE – Conselho Regional de Estatística sob o número 10274.

O estatístico geral responsável pela pesquisa foi Alex Raia, fundador de um dos principais institutos da Paraíba, o 6Sigma,  que integra também um dos principais grupos de pesquisa do Brasil, o Censos, e é dono do Instituto Data Quality.

Comentários