• 30/03/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Prefeitos e prefeitas apresentam prioridades dos municípios aos senadores e deputados federais paraibanos

Prefeitos e prefeitas apresentam prioridades dos municípios aos senadores e deputados federais paraibanos

Os prefeitos e prefeitas da Paraíba apresentaram aos senadores e deputados federais as prioridades do municipalismo durante reunião realizada em Brasília na noite desta quarta-feira (29). Capitaneados pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), os gestores discutiram quatro temas que afetam diretamente as administrações e as finanças públicas.
 
Os gestores paraibanos pediram o apoio da bancada federal paraibana em temas como Piso da Enfermagem que pode causar um colapso na saúde dos municípios; o Piso do Magistério que não existe uma lei que obrigue os municípios a conceder os reajustes; a questão do Censo 2022 que afetou o coeficiente populacional dos municípios na divulgação prévia, além da compensação das perdas do ICMS sobre os combustíveis que prejudicou os municípios com perdas que chegam a R$ 21 bilhões.
 
 “Tivemos uma participação importante dos nossos prefeitos e prefeitas na apresentação dessas prioridades. Mostramos que estamos unidos na luta em defesa do municipalismo para que se fortaleça, garantindo administrações fortes e capazes de garantir a qualidade de vida da população nos municípios. Mostramos aos nossos senadores e deputados a real situação das administrações públicas que estão a cada com menos recursos e assumindo mais responsabilidades. Precisamos da ajuda da União nesse processo”, destacou George Coelho, presidente da Famup.
 
A reunião foi conduzida pelo deputado federal e líder da bancada paraibana, Damião Feliciano, que anteriormente já havia se reunido com a diretoria da Famup para discutir os temas tratados durante o encontro com os prefeitos e prefeitas. Dessa reunião participaram presidente George Coelho; oprefeito de Itabaiana e 2º Tesoureiro, Doutor Lúcio; o prefeito de Jacaraú, Elias; o prefeito de Ingá e presidente do Cogiva, Robério Burity; e o secretário-executivo da Federação, Pedro Dantas.
 
Mais de 150 prefeitos e prefeitas estão em Brasília participando da 24ª edição da Marcha Municipalista, um recorde de presença no evento deste ano que acontece até esta quinta-feira (30).

Comentários