• 13/06/2023
  • por Resenha Politika

Capital

Prefeitura reduz de 110 para 30 os pontos considerados críticos de alagamento no período chuvoso, em JP

Prefeitura reduz de 110 para 30 os pontos considerados críticos de alagamento no período chuvoso, em JP

A Prefeitura de João Pessoa diminuiu de 110 para 30 os pontos considerados críticos de alagamentos na Capital no período chuvoso, de acordo com levantamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Defesa Civil. Esse dado é referente ao período de fevereiro de 2021 até junho deste ano, onde as duas secretarias estão intensificando ações para amenizar os impactos da chuva. Só em obras para implantação, ampliação e recuperação de redes de drenagem, o aporte é de R$ 35 milhões.
 
Um investimento que já apresenta resultados positivos. Em alguns locais com longo histórico de alagamento, mesmo após o volume de mais de 200 milímetros de chuva nos últimos quatro dias, não houve acúmulo de água ou interdição de rua, como destaca o secretário da Seinfra, Rubens Falcão. “Em frente ao Ibama, na Avenida Nilton Júnior (Novo Milênio), Avenida Honduras, Ruy Carneiro, Castelo Branco, descida da Avenida Tito Silva, feira da Torre, Epitácio Pessoa, próximo ao Colégio Lourdinas, são alguns desses pontos”, descreveu.
 
Embora o balanço seja positivo, o secretário Rubens Falcão ressalta que existe ainda muita coisa pra ser feita. Ele destaca que a Seinfra já tem projetos para ampliação ou implantação de rede de drenagem nos bairros do Esplanada, Bancários, Gramame, Jardim Cidade Universitária, Varadouro (em frente a CBTU), além da ligação entre Valentina e Mangabeira e Coremas com a Pedro II. No Bessa, 17 novas obras já estão contratadas.
 
Obras já executadas - No Novo Milênio, houve duplicação da capacidade das águas da chuva, com serviços executados nas Avenidas Belém, Fortaleza, Nilton Júnior e Severina Crispim Veras.

As intervenções ainda foram realizadas na Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira (em frente ao shopping), e também no Valentina de Figueiredo e Bairro das Indústrias (ambos com ampliação da drenagem). Em Paratibe, José Américo e Centro, houve reposição de galeria e construção de ponte de ala. No Parque Solon de Lucena (Lagoa), no Centro e em Oitizeiro, a obra foi de recuperação de drenagem. A Seinfra ainda executa obras no Bosque Parque das Águas, em Mangabeira.
 
Programa de pavimentação – Os impactos das chuvas na Capital poderiam ter sido maiores caso a Prefeitura de João Pessoa não realizasse o maior programa de pavimentação da história da cidade, com 140 ruas já inauguradas e outras 190 com obras em andamento. “A gente entrega as ruas todas com drenagem, ou seja, locais que poderiam estar na lama, hoje, com infraestrutura adequada, conseguem suportar o volume de chuva”, explicou Rubens Falcão.

Comentários