• 24/11/2023
  • por Resenha Politika

Procon-PB divulga lista de sites suspeitos para orientar compra dos consumidores na Black Friday

Procon-PB divulga lista de sites suspeitos para orientar compra dos consumidores na Black Friday

Com a chegada da Black Friday, uma das épocas mais aguardadas pelos consumidores em busca de descontos, o Procon-PB alerta para a importância de realizar compras de forma consciente e segura. A fim de orientar os consumidores, a instituição divulga uma lista de sites suspeitos, baseada em reclamações registradas no Procon-SP, onde foram notificados e, por diversas razões, não responderam ou não foram localizados.

O Procon-PB enfatiza a importância de verificar a confiança dos sites antes de realizar qualquer compra online, especialmente em épocas de grandes promoções. A lista é uma ferramenta importante para que os consumidores evitem cair em possíveis armadilhas e garantam uma experiência positiva durante a Black Friday.

O Procon-PB ressalta que esses sites – a maoria são empresas de São Paulo – foram identificados com base em irregularidades e práticas suspeitas, incluindo falta de resposta às notificações e observações consistentes dos consumidores. A intenção é proteger os consumidores paraibanos de possíveis transtornos e prejuízos.

Além de consultar a lista de sites suspeitos, o Procon-PB destaca algumas dicas essenciais para uma compra segura na Black Friday:

  • Consulte Preços Antes: Compare os preços praticados por diferentes vendedores e comprove-se de que o desconto oferecido é real.
  • Verifique a reputação do site: Consulte avaliações de outros consumidores e busque informações sobre a confiabilidade do site em fontes confiáveis.
  • Atenção à Segurança do Site: Certifique-se de que o site possui conexão segura, identificada por "https://" na barra de endereços, e verifique a presença de selos de segurança.
  • Prefira Meios de Pagamento Seguros: Opte por pagar com cartão de crédito ou plataformas seguras como PayPal, evitando métodos de pagamento menos seguros.
  • Guarde Documentos e Comprovantes: Mantenha registros de todas as etapas da compra, incluindo e-mails, comprovantes de pagamento e comunicações com o vendedor.


Em caso de suspeitas ou problemas durante a compra, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-PB por meio do WhatsApp (83) 9863-5284, pelo número 151 ou presencialmente na sede da autarquia.

Acesse a lista dos sites suspeitos aqui: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
 

Comentários