• 29/09/2023
  • por Resenha Politika

Programa “Raízes Paraibanas” do TCE terá segunda edição contemplando Monte Horebe

Programa “Raízes Paraibanas” do TCE terá segunda edição contemplando Monte Horebe

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) promove nesta sexta-feira (29), às 18h30, a segunda edição do “Programa Raízes Paraibanas: TCE-PB preservando a cultura dos municípios”, que será destinada à cidade de Monte Horebe, oportunidade em que haverá apresentações musicais e lançamentos de livros de talentos artísticos e culturais daquele município. A primeira edição do Programa foi com o município de Princesa Isabel.

“Noite de Monte Horebe” será o tema da segunda edição que vai acontecer no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas. O TCE-PB  traz a cultura dos municípios da Paraíba para João Pessoa.

Na programação constam apresentações musicais, com violinistas, flauta doce, violão, teclado e lira, trio de sax, com alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Ação Social de Monte Horebe, formado por crianças e adolescentes. Terá apresentações da Orquestra Acordes do Monte; da Banda Marcial Princesa Serrana; Instrumental com violão e Lira; e repentes de viola, com o poeta Levi Bezerra. Apresentação de danças, com  Junina Vozes do Sertão (Projeto Movimento e Arte), além do lançamento do livro do autor Horebense, José Oliveira Costa.

“O projeto Raízes Paraibanas” que conta com o apoio do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais, tem como objetivo ressaltar as tradições e a cultura dos municípios paraibanos, conforme explicou o presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, que foi o idealizador do programa, que passará a fazer parte do cronograma de atividades do Centro Cultural Ariano Suassuna. 

O Programa Raízes Paraibanas, que tem a coordenação do diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho e sua equipe, é destinado à promoção de apresentações artísticas (musicais, poesia, literatura, teatro, etc.), tendo por centralidade a evidenciação do potencial cultural dos municípios interessados em tais atividades. O cerimonial poético será conduzido pelo poeta Marconi Araújo.

O município de Monte Horebe está localizado na mesorregião Sertão Paraibano e na microrregião Cajazeiras. O município possui uma área total de 116,17 Km². Sua população no ano de 2022 era de 4.338 habitantes.

Ascom/TCE-PB

Comentários