• 02/02/2024
  • por Resenha Politika

Programação especial marca aniversários do jornal e da livraria A União

Programação especial marca aniversários do jornal e da livraria A União

O 2 de fevereiro é um marco para o jornal A União e para a Livraria A União – poeta Juca Pontes, ambos comemoram aniversário no mesmo dia, apesar de as idades serem distintas: o jornal festeja 131 anos e a Livraria seu primeiro ano de criação. Para marcar a data, a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), da qual os dois fazem parte, preparou uma programação especial para o mês de fevereiro que conta com lançamentos de livros, debates, promoções, sorteios e homenagens.
 
As comemorações vão ocorrer na sede da Livraria, que fica no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Durante todo o mês, quem adquirir livros com o selo da Editora A União poderá sortear descontos de 15% a 25% e concorrer aos brindes no caso de publicações de outras editoras. Na compra de qualquer item da livraria, o cliente também poderá concorrer a 15 assinaturas do jornal A União, com duração de três meses, cujo sorteio acontecerá no dia 16 de fevereiro, quando será realizado evento comemorativo.
 
Ele vai ter como programação principal o lançamento das memórias do jornal, projeto de entrevistas audiovisuais editado em formato de livro no qual se resgatou, semanalmente, uma parte da história da imprensa paraibana, por meio das narrativas de quem já passou pelas cadeiras de A União, entre jornalistas, editores e gráficos.
 
Além do lançamento, será realizada no dia 28 uma mesa redonda sobre o cenário editorial brasileiro e seus desafios. No perfil da Livraria no Instagram (@livrariaauniao) serão publicadas, ao longo do mês, homenagens de escritores, intelectuais, artistas, clientes e parceiros. 
 
História - Fundado em 1893 pelo então presidente da província, Álvaro Machado, o jornal A União nasceu como veículo do Partido Republicano do Estado da Paraíba, e teve como primeiro diretor o industrial e jornalista Tito Silva. A princípio, a proposta do impresso era ser uma ferramenta de conciliação entre as diversas lideranças políticas, no contexto pós-proclamação da República, no entanto, ao longo das décadas, se tornou um espaço importante de divulgação de fatos e ideias, de registro e discussão de eventos históricos, a exemplo da Revolução de 1930, na qual se envolveu ativamente; além de ter um acervo importante de documentos oficiais da história da Paraíba e patrimônio cultural da sociedade.
 
A Livraria A União foi inaugurada em 2023 e disponibiliza em seu acervo publicações de autores paraibanos, inclusive as realizadas pela Editora A União e produzidas na gráfica da EPC, e obras nacionais e internacionais de diversos gêneros. O local também se tornou um ponto de encontro para lançamento de livros e realização de rodas de conversas sobre o universo literário, reunindo um público diverso. Neste primeiro ano, foram realizados 28 lançamentos e vendidos mais de dois mil exemplares. 
 
Renovação - A presidente da EPC, Naná Garcez, lembra que a livraria foi aberta como parte das comemorações dos 130 anos de A União, dentro da tradição do jornal, e nasceu ligada às demandas da Editora A União.

Comentários