• 06/02/2023
  • por Resenha Politika

Relacionamento tóxico: vítima nem sempre consegue perceber abuso

Relacionamento tóxico: vítima nem sempre consegue perceber abuso

Quando o relacionamento começa com romance, estima e carinho, mas aos poucos o cuidado é substituído pela frieza, críticas excessivas e comentários maldosos, pode ser um indício de relação abusiva. Psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Costa revela que, mesmo parecendo algo óbvio, a vítima costuma ter dificuldade de identificar o cenário em que se encontra, o que pode prolongar e piorar a situação.

“Muitas vezes não dá para identificar ao certo quando começou e é preciso estar atento porque o cérebro nem sempre consegue perceber”, pontua.

O relacionamento abusivo virou pauta na última semana devido ao Big Brother Brasil ter exibido falas problemáticas do modelo Gabriel Fop ao se referir a Bruna Griphao, com quem viveu um romance na casa. Após um alerta do apresentador Tadeu Schmidt, o participante se desculpou, mas a atriz mostrou estar confusa com a circunstância, chegando a pedir desculpas ao colega de confinamento.

Entre os sinais de um relacionamento tóxico estão a agressividade, ofensas constantes, ameaças, mentiras e manipulação. “A pessoa quer te subjugar, ser seu dono”, detalha o especialista.

Nem sempre a vítima consegue colocar um ponto final e recomeçar. O ciclo de abuso e dependência emocional pode impedir que ela enxergue uma saída, ficando muitas vezes presa ao relacionamento. O profissional do Hapvida orienta que a terapia e apoio profissional de um psicólogo ajudará no processo de autoconhecimento e também auxiliará em como lidar com o então companheiro. “É importante mapear o comportamento do outro e o da vítima”, conta.

Comentários