• 22/06/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Resgate aeromédico do Estado transporta paciente de Campina Grande para São Paulo

Resgate aeromédico do Estado transporta paciente de Campina Grande para São Paulo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou mais um transporte aeromédico nesta quarta-feira (21). Desta vez, a ação beneficiou uma bebê de apenas 3 meses de idade, que viajou de Campina Grande para São Paulo, onde receberá tratamento para uma condição conhecida como síndrome do intestino curto. A paciente foi transportada na aeronave do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame).
 
A bebê estava internada na UTI Neonatal do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande, e foi transferida para a UTI do Hospital Menino Jesus, que atua sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, referência nacional no atendimento a crianças e adolescentes e especializado no tratamento de malformações congênitas. Em São Paulo, a paciente passará por uma avaliação e possível procedimento. A pequena foi acompanhada por sua mãe e viajou sob os cuidados da equipe do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.
 
O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, destaca que a Paraíba tem um atendimento diferenciado para os pacientes que precisam ser transferidos para continuidade do tratamento. “Um estado que se preocupa em oferecer um transporte aeromédico eficiente para os pacientes está empenhado no bem-estar da população. Isso assegura que o paciente que precisa ser encaminhado para uma unidade de saúde mais complexa vai ter esse serviço ofertado sem burocracias, com único objetivo de proporcionar o cuidado adequado com a garantia do mesmo apoio na ocasião de seu retorno para casa”, afirma.
 
O Grame atua na Paraíba desde 2021, transportando pacientes que precisam de cuidados em outras unidades hospitalares, sejam elas dentro ou fora do estado. Atualmente, o transporte aeromédico estadual conta com duas aeronaves disponíveis, uma delas com autonomia de 4h30min de voo.

Comentários