• 19/01/2023
  • por Resenha Politika

Ruy crítica falta de compromisso da prefeitura de João Pessoa com o piso da enfermagem

Ruy crítica falta de compromisso da prefeitura de João Pessoa com o piso da enfermagem

O deputado federal Ruy Carneiro criticou a falta de compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o pagamento do piso nacional da enfermagem. 

Essa semana, o secretário de saúde da capital, Luís Ferreira, afirmou durante entrevista, que a gestão municipal não vai pagar o benefício e nem existe previsão para implantar o reajuste ao segmento profissional.

“É lamentável que depois de tantos avanços e de tempo para planejar, a prefeitura de João Pessoa não consiga implantar o pagamento do piso para a categoria. A gestão possui um orçamento de mais de 3 bilhões para este ano e esse desprezo com a enfermagem só comprova a péssima condução administrativa do município.”, afirmou Ruy.

O parlamentar ainda ressaltou que essa postura é apenas mais um reflexo do desastre administrativo instalado na Secretaria de Saúde de João Pessoa.

“A gestão que não consegue garantir o funcionamento dos serviços básicos para a população, dificilmente iria honrar o compromisso com a enfermagem. Faltam médicos, remédios e equipamentos nas unidades de saúde. As estruturas são precárias em dezenas de PSF e muitos deles estão fechados há meses. Tudo isso coloca em risco a vida da população pessoense e reflete diretamente no trabalho dos profissionais de saúde.”, finalizou.

A lei que garante o pagamento do piso nacional da enfermagem está suspensa provisoriamente pelo Supremo Tribunal Federal. 

Representantes do Governo Federal e do Congresso devem se reunir nos próximos dias para atender a solicitação do ministro Luís Roberto Barroso e garantir a efetividade da PEC que assegura a implantação do benefício nos estados, município, união, Distrito Federal e hospitais filantrópicos.

Comentários