• 06/02/2024
  • por Resenha Politika

Ruy sai em defesa dos profissionais da enfermagem após Prefeitura de João Pessoa reter recursos para pagamento do piso

Ruy sai em defesa dos profissionais da enfermagem após Prefeitura de João Pessoa reter recursos para pagamento do piso

Profissionais de enfermagem e direção de vários hospitais filantrópicos de João Pessoa estão denunciando a Prefeitura Municipal da capital por reter os recursos enviados pelo Governo Federal para o pagamento do piso nacional da categoria. Os valores referentes aos meses de dezembro e janeiro foram repassados mensalmente pelo Ministério da Saúde, mas a gestão não transferiu o dinheiro para as unidades de saúde realizarem os pagamentos.

O deputado federal Ruy Carneiro mais uma vez saiu em defesa dos profissionais e cobrou a resolução imediata do problema. “Mais uma vez, a administração Cícero Lucena maltrata a enfermagem. Desnecessariamente, a gestão que está afundada em um caos administrativo está retendo recursos que nem se quer são da Prefeitura. Os profissionais de enfermagem dos hospitais filantrópicos não receberam o repasse de dezembro, que já foi feito pelo Ministério da Saúde para a Prefeitura de João Pessoa ainda no mês de dezembro. A categoria também não recebeu os valores referentes a janeiro, que também já foram depositados pelo Governo Federal direto para a Secretaria de Saúde”, criticou.

O parlamentar condenou a conduta e citou os problemas gerados por essa falta de compromisso da gestão municipal. “Isso é um absurdo. É um desrespeito com às pessoas. Esses profissionais dedicados e incansáveis cuidam diariamente da nossa saúde, salvaram vidas na pandemia e salvam todos os dias. É uma administração que ainda tem coragem de dizer que cuida das pessoas. Cuida de quem? Descontrolar a vida familiar de um profissional que trabalhou por essa remuneração é desumano. O recurso nem pertence a Prefeitura, foi um repasse do Governo Federal. Essa situação é inadmissível”, enfatizou.

A direção de uma unidade filantrópica de João Pessoa preferiu não se identificar com medo de represálias, mas confirmou todas as denúncias. 

O repasse referente ao mês de dezembro foi realizado pelo Ministério da Saúde no dia 28 do mesmo mês para as contas de estados e municípios. Os valores referentes à parcela do mês de janeiro foram transferidos no dia 24 do mês passado.

Comentários