• 10/09/2022
  • por Resenha Politika

Saúde conclui capacitações dos municípios para uso dos sistemas de informação de imunização

Saúde conclui capacitações dos municípios para uso dos sistemas de informação de imunização

A vacinação tem sido, ao longo de mais de cem anos, a maior aliada da saúde do brasileiro no quesito prevenção. Mas para manter a população segura, é preciso qualificar os profissionais da área. É com esse propósito que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem oferecendo, desde o mês de agosto, treinamentos sobre o uso dos sistemas de informação de imunização para as equipes de todos os municípios paraibanos. O último deles aconteceu nesta sexta-feira (9), em João Pessoa, para profissionais de 64 cidades.

Participaram da qualificação gerentes regionais de saúde; coordenadores de imunização regional e municipal e apoio técnico dos sistemas de todo estado. A chefe de Imunização da SES, Franciélia Carvalho, explica que o processo de vacinação da população não se encerra com a vacina no braço, precisa também do registro correto da aplicação dessas doses. “Prezamos pelo aperfeiçoamento da qualidade da informação e essa capacitação proporciona a melhoria do uso dos sistemas que contabilizam o total de doses aplicadas. A compreensão do processo, bem como a boa utilização do sistema resultam em um registro eficiente que reflete a nossa realidade em relação às doses administradas”, pontua.

Ela explica que esse foi o último dia de capacitação para uso dos sistemas de informação de imunização: “Hoje finalizamos esse ciclo que beneficiou profissionais e unidades de saúde do Sertão ao Litoral paraibano, contemplando os 223 municípios do estado. Planejamos novas ações, com foco na melhoria da qualidade do serviço e na facilitação do acesso da população às vacinas, como forma de garantir a saúde dos paraibanos”. 

A coordenadora de Imunização da 1ª Gerência Regional de Saúde, Nielly Nóbrega, explica que a qualificação era necessária. “Cada equipe presente aqui é responsável por multiplicar o conhecimento deste dia em sua localidade. Essa capacitação vai garantir um dado mais fiel à realidade, uma vez que há localidades que aplicam muitas vacinas e não tem esse número em sistema. Esse momento troca é fundamental para corrigir essa fragilidade”.

Campanhas de vacinação - Paralelamente às atividades de qualificação para profissionais da atenção básica, a SES tem investido nas campanhas de vacinação propostas pelo Ministério da Saúde. Atualmente, estão em vigor as campanhas contra poliomielite e também a de multivacinação, que contempla todas as vacinas ofertadas pelo SUS por meio do calendário nacional. Ambas as ações se estendem até o dia 30 de setembro. No próximo dia 17, a Paraíba realizará mais um Dia D de vacinação. O movimento é planejado com o objetivo de facilitar o acesso da população aos postos de saúde e ampliar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes de todo estado.

Comentários