• 23/03/2023
  • por Resenha Politika

Saúde realiza oficina para ampliar a vigilância e melhorar a detecção precoce da febre amarela na Paraíba

Saúde realiza oficina para ampliar a vigilância e melhorar a detecção precoce da febre amarela na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Fiocruz, está realizando uma formação para as gerências regionais das vigilâncias ambientais dos municípios do estado (Bayeux, Jacaraú, João Pessoa, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Regis, Rio Tinto, Santa Rita e Sapé) para o uso do aplicativo Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) que registra, em tempo real, dados sobre a febre amarela em todo o país.

A oficina acontece nesta quinta (23) e sexta-feira (24) e tem o objetivo de formar multiplicadores, em todo estado, para o uso da plataforma como estratégia para melhorar a vigilância e resposta em possíveis eventos de importância epidemiológica para o risco de febre amarela e outras arboviroses. De acordo com a coordenação geral de vigilância das arboviroses do MS, o SISS-Geo é uma forma de fazer notificações rápidas que gera um alerta para estruturar dados de vigilância sobre febre amarela. O MS está treinando e capacitando os profissionais de saúde para essa plataforma de biodiversidade em todo o Brasil para impulsionar a vigilância. Esta qualificação começou pela região Sul e Sudeste do país e agora começa a ser implantada nas regiões Norte e Nordeste.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explicou que qualquer pessoa ou profissional de saúde pode baixar o aplicativo e ajudar o seu município a monitorar possíveis casos de arboviroses, como a febre amarela. É muito importante o envolvimento também da comunidade nessa vigilância, baixando o aplicativo e usando para notificar animais silvestres vivos ou mortos para um melhor controle, prevenção e acompanhamento de possíveis casos de raiva ou febre amarela, apesar da Paraíba não ter nenhum caso desse agravo.

“O monitoramento da circulação do vírus é feito também pela análise de óbitos de primatas em seus territórios naturais. A morte de macacos é um indicador de que o vírus está circulando na área, esses são tão vítimas da doença quanto os humanos, portanto devemos preservar os animais,” pontuou.

A vacina é a forma mais eficaz de prevenção da doença e está disponível à população desde 2020 no calendário de vacinação da Paraíba para crianças menores de 1 ano de idade. O imunizante faz parte do calendário básico de vacinação e é ofertado dentro da rotina de uma sala de vacina. Em 2021, foi ampliada para a população de 5 anos aos 59 anos de idade. As crianças aos 9 meses de idade já devem ser vacinadas com a primeira dose contra a febre amarela e aos 4 anos de idade recebem a dose de reforço, já as pessoas a partir de 5 anos de idade a 59 anos de idade que ainda não foram vacinadas devem tomar uma dose única contra a febre amarela.

Comentários