• 10/01/2023
  • por Resenha Politika

Saúde reúne técnicos em imunização para discutir melhorias de coberturas vacinais em 2023 na PB

Saúde reúne técnicos em imunização para discutir melhorias de coberturas vacinais em 2023 na PB

Melhorar as coberturas vacinais em todos os 223 municípios paraibanos foi o objetivo da reunião de alinhamento das ações para 2023, com todos os coordenadores de imunização das 12 Gerências Regionais de Saúde e os 16 apoiadores focais que atuam no apoio às ações de imunização do estado. O encontro, realizado nesta terça-feira (10), na Escola de Saúde Pública - ESP – PB, faz parte das ações da campanha Vacina Mais Paraíba.

Lançada em julho de 2022, a iniciativa Vacina Mais Paraíba tem como propósito trabalhar no desenvolvimento de ações de fortalecimento em três eixos: qualificações – para o fortalecimento da operacionabilidade dos imunobiológicos pela assistência; comunicação – fortalecendo a importância da vacinação, estabelecendo uma rede de colaboração interinstitucional para buscar a melhoria da cobertura vacinal e sistemas de informação – aprimorando o fluxo de registro, análise e trabalho com os dados vacinais.

“Cada técnico aqui presente traz sua valiosa contribuição, respeitando a realidade de cada região, para executarmos juntos as ações planejadas para 2023 que têm como intuito a ampliação da cobertura vacinal na Paraíba”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, Talita Tavares.

Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Márcia Mayara, a ideia é que em 2023 a Paraíba continue apresentando bons resultados e com alcance das metas vacinais por imunobiológicos, a exemplo de 2022 quando a Paraíba foi destaque nacional. 

“Em 2022, a Paraíba foi o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal na campanha de poliomielite, sendo reconhecido nacionalmente. Para 2023, serão ações para que possamos continuar atingindo essas coberturas”, frisou.

Para o coordenador da imunização da 9ª GRS (Cajazeiras), Henrique Holanda, na sua região existem alguns municípios com dificuldades para atingir a cobertura vacinal. “Em encontros como este, a troca de experiência nos leva a identificar ações exitosas de uma região que podem ser utilizadas em outras, apesar das diferenças entre cada uma”, pontuou.

Comentários