• 18/08/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Secretaria de Saúde de Bernardino Batista promove palestra sobre obesidade infantil

Secretaria de Saúde de Bernardino Batista promove palestra sobre obesidade infantil

Obesidade infantil. Esse foi o tema abordado nesta quinta-feira (18), durante a palestra da nutricionista Rayane Martins para servidores, alunos da rede municipal e profissionais de várias áreas da cidade de Bernardino Batista.

Essa ação foi desenvolvida com enfoque no projeto PROTEJA - A Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, instituída pela Portaria GM/MS nº 1.862, de 10 de agosto de 2021, é uma estratégia brasileira intersetorial.

Os principais responsáveis por essa iniciativa são os gestores municipais de saúde em parceria com outros setores tais como educação, assistência social, agricultura, segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento urbano, esportes, secretaria da mulher e infância, câmara de vereadores, entre outros que tenham capacidade de planejar e implementar ações capazes de proporcionar ambientes e cidades favoráveis às escolhas e hábitos de vida saudáveis.

Ruth Rany, secretária de Saúde destacou a importância do tema " O projeto é relevante para o desenvolvimento saudável das crianças do nosso município. Espero que possamos de fato trabalhar em rede para diminuir os índices de obesidade infantil, gatilho para o desencadeamento de muitas doenças.

Lembremo-nos que a responsabilidade do cuidar e assegurar direitos, não é apenas da família e/ou do Estado, mas também é da sociedade, e nós além de profissionais da rede pública também somos esta sociedade, concluiu a secretária.

Comentários