• 31/03/2023
  • por Resenha Politika

Capacitação

Secretária de Saúde de Sousa comenta conclusão de curso em Gestão pela Universidade Johns Hopkins nos EUA

Secretária de Saúde de Sousa comenta conclusão de curso em Gestão pela Universidade Johns Hopkins nos EUA

Amanda Silveira, secretária municipal de Saúde de Sousa foi única gestora do estado da Paraíba, aprovada na seleção do Programa Certificado en Epidemiologia para Gestores de Salud (PCE) que é oferecido pela Bloomberg School pf Public Health/Johns Hopkins University (JHU) e pelo consórcio de instituições acadêmicas da América Latina e da Espanha, além da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A Cerimônia de Certificação ocorreu no último dia 29, após apresentação dos Projetos de Saúde Pública construído pelos estudantes gestores, em Brasília-DF.

A participação dos candidatos está condicionada a sua aprovação dentro das vagas dispostas no edital do processo seletivo conduzido pela JHU em parceria com o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), cofinanciadores dos estudantes brasileiros. Para a turma do ano de 2022 a seleção contemplou 15 estudantes brasileiros e 8 de países vizinhos, dentre eles Peru, Bolívia, Colômbia e Porto Rico.

O curso teve duração de 8 meses (março a novembro de 2022), sendo ministrado integralmente na Língua Espanhola e por meio da plataforma específica da JHU. O objetivo do Programa é oferecer capacitação em Epidemiologia para gestores de saúde dos três níveis (Federal,Estadual e Municipal), baseando-se em problemas de saúde pública reais e impactantes para a sociedade, com vistas a delinear perspectivas de resolução a partir da utilização aprimorada da epidemiologia na prática dos serviços de saúde do SUS.

Amanda Silveira, que recebeu o certificado das mãos da Secretária Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel e do Secretário Substituto da pasta, Mauro Sanchee, disse que ficou lisonjeada em desfrutar dessa oportunidade ímpar de engrandecimento não apenas profissional, mas também pessoal, visto que foi possível levar a experiência, enquanto gestora, do trabalho desenvolvido em Sousa e aprofundar o conhecimento de realidades de outras pessoas e países da América do Sul. Ela

"A partir dos conhecimentos adquiridos no curso, estamos aptas no controle de eventos, de doenças que requeiram expertise em epidemiologia, reconhecidamente, o mais potente instrumento para subsidiar uma tomada de decisão assertiva que culmine com ações de em favor da população em todos os níveis de complexidade das Redes de Atenção à Saúde.

 

Comentários