• 07/03/2023
  • por Resenha Politika

Secretária de Saúde de Sousa faz avaliação positiva da 2ª Assembleia do Conselho de Secretarias Municipais da PB

Secretária de Saúde de Sousa faz avaliação positiva da 2ª Assembleia do Conselho de Secretarias Municipais da PB

A secretária de Saúde de Sousa, Amanda Silveira, participou da 2ª  Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), que aconteceu no dia 6 de março de 2023, no auditório do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

O evento ainda contou com a presença da presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, vários secretários municipais de Saúde, Talita Tavares e Kleyber Araújo da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES-PB), Risomar Firmino, coordenadora do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAI) do Hospital Arlinda Marques, e das equipes de Assessoria Técnica e Administrativa do COSEMS-PB.

Amanda Silveira destacou o evento como muito produtivo, pois, segundo ela, o objetivo da assembleia foi discutir temas relevantes para a saúde pública do estado e definir ações conjuntas para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

A Assembleia Ordinária do COSEMS-PB apresentou o parecer do Conselho Fiscal pela aprovação das contas e do relatório das atividades do 3º quadrimestre e do ano de 2022, além do resultado da Auditoria Externa da MRP Auditoria de 2022. Durante a assembleia, foram discutidos o processo de trabalho do CAI na unidade de saúde e o ambulatório de atendimentos às crianças vítimas de violência, a implantação do Centralizador PEC e-SUS AB da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba, o cenário de casos de Febre Amarela em primatas não humanos no Rio Grande do Norte e a
cobertura vacinal na Paraíba. 

A presidente do COSEMS-PB e alguns gestores municipais contribuíram durante as discussões em apoio aos municípios e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Após a Assembleia Ordinária, ocorreu a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da SES-PB com a presença do secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhonny Bezerra, representantes da Diretoria do COSEMS-PB e de gestores municipais de Saúde. O objetivo da reunião foi pactuar ações conjuntas entre estado e municípios para a melhoria da saúde na Paraíba.

Comentários