• 15/06/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Senador Veneziano confirma para esta quinta apresentação e leitura de relatório sobre indicação de Zanin ao STF

Senador Veneziano confirma para esta quinta apresentação e leitura de relatório sobre indicação de Zanin ao STF

Confirmado. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal receberá nesta quinta-feira (15), às 9h, o relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado, sobre a indicação do advogado Cristiano Zanin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O relatório vai apresentar o currículo e o histórico do indicado aos membros da CCJ antes da sabatina e votação. Diferentemente do que acontece nos relatórios para outras proposições legislativas, o texto de Veneziano não vai conter voto favorável ou contrário à indicação. Isso acontece porque, na avaliação de autoridades pelo Senado, a votação é secreta.

A indicação de Cristiano Zanin chegou ao Senado na última segunda-feira (MSF 34/2023). O advogado foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

O Senador Veneziano disse nesta quarta-feira, 14, que o relatório será meramente técnico e objetivo, evidenciando, sobretudo, os 25 anos de vivência do postulante à vaga no STF.

“Trata-se de uma autoridade que estará tendo seu nome apreciado para compor o Supremo Tribunal Federal”, disse.

Veneziano disse que o que será avaliado é o que o advogado tem mostrado na sua vivência advocatícia, seu histórico e sua formação.

A votação

A CCJ deve votar a escolha na próxima quarta-feira (21), logo após a sabatina. No mesmo dia o tema deverá ir a Plenário, segundo confirmou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Comentários