• 20/10/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Síndrome do pensamento acelerado: conheça o transtorno causado por excesso de estímulos

Síndrome do pensamento acelerado: conheça o transtorno causado por excesso de estímulos

Em um mundo cada vez mais tecnológico e de soluções rápidas, a mente humana tem buscado acompanhar o ritmo, mas a alta velocidade de demandas e afazeres não é saudável para o cérebro e pode desencadear uma série de transtornos, como a síndrome do pensamento acelerado. O psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Manuel Francisco, explica que o excesso de estímulos tem causado prejuízos na saúde mental, nos relacionamentos e na qualidade de vida.

“A estimulação constante causada por estes pensamentos eleva o gasto energético do cérebro e pode influenciar na capacidade de resolver problemas do cotidiano, dificultando os processos como lidar com atividades importantes ou daquele exato momento. Outro fator bem comprometido são os domínios cognitivos como atenção, concentração e memória”, revelou.

Apesar dos sintomas acima serem um tanto comuns, quando se trata da síndrome do pensamento acelerado, tudo tem uma intensidade muito maior e pode desencadear outros sinais, como a conhecida 'psicossomatização’, que são reflexos de respostas emocionais e psicológicas não manifestadas que fazem com que o sistema nervoso libere um conjunto de descargas no organismo, influenciando diversos sistemas do corpo.

Entre as respostas mais frequentes, o psicólogo lista problemas dermatológicos, queda de cabelo, problemas intestinais, alterações nos níveis de qualidade do sono e sensação de cansaço físico constante. “Além disso, as pessoas com a síndrome têm mais facilidade a se irritar, podendo apresentar consequências maiores como prejuízos nas relações sociais e familiares”, detalha.

Nesse contexto, o especialista do Hapvida NotreDame Intermédica alerta que as redes sociais podem piorar a situação e modificar a percepção da realidade, provocando alterações na autopercepção do indivíduo, além do desgaste físico e mental. Ele aconselha o uso moderado das ferramentas. “É importante respeitar os horários de atividades fundamentais como dormir e estar com a família. Nestes momentos, recomenda-se que a pessoa se afaste de recursos tecnológicos, deixe o celular no modo silencioso ou desative as notificações”, frisa.

O diagnóstico da síndrome do pensamento acelerado deve ser feito por um profissional qualificado, como psicólogo ou psiquiatra, que também indicará o melhor tratamento para o transtorno. A psicoterapia costuma ser utilizada no processo, mas o especialista costuma avaliar o grau de disfuncionalidade provocado pela síndrome, para então sugerir a melhor maneira de lidar com ela.

Hapvida NotreDame Intermédica - Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022,  formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Comentários