• 17/10/2023
  • por Resenha Politika

Surto de esporotricose: o que é e como prevenir a doença transmitida por gatos

Surto de esporotricose: o que é e como prevenir a doença transmitida por gatos

A esporotricose, doença causada pelo fungo Sporothrix brasiliensis, avança em alguns estados do Brasil. Ela é uma micose que provoca lesões na pele e está descontrolada no País. O alerta é do infectologista Flávio Telles, coordenador do Comitê de Micologia da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Segundo ele, além do Brasil, países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile já registraram casos da doença. Em 90% dos casos, a transmissão ocorre por gatos contaminados. Humanos e cachorros não podem transmitir a esporotricose.

Em 2023, na cidade de São Paulo houve um aumento de 40% no total de casos registrados, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No Paraná, também houve um significativo aumento de casos: de 1.242 no ano passado para 2.887 em 2023. O estado é um dos poucos que fornece medicação para cães, gatos e seres humanos.

O que é esporotricose?

A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix. Ele entra em contato com o organismo por meio de uma ferida na pele e pode afetar tanto humanos quanto animais.

A doença pode caracterizar-se por lesões na pele, pequenos nódulos na camada de pele mais profunda ou nos casos mais graves, pode afetar órgãos ou sistemas como pulmão, ossos e fígado.

Esporotricose: como a doença passa de gatos para humanos?

A transmissão da esporotricose ocorre entre gatos e deles para cachorros e seres humanos, por mordidas, arranhões e contato com as lesões dos infectados. Os gatos carregam o fungo nas garras, na saliva e no sangue.

Quais são os sintomas da esporotricose?

Os sintomas da esporotricose variam de acordo com o órgão afetado e o período de incubação varia de uma semana a um mês, podendo chegar a seis meses após a entrada do fungo no organismo humano.

 

 

Comentários