• 08/09/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Tabu entre homens, cuidado com saúde mental revelado por Wesley Safadão contribui para reduzir preconceito

Tabu entre homens, cuidado com saúde mental revelado por Wesley Safadão contribui para reduzir preconceito

Os homens ainda são minoria quando se fala no tratamento e acompanhando de doenças mentais, mas lideram casos de suicídio: dados do Ministério da Saúde apontam que a situação é quase quatro vezes maior entre pessoas do sexo masculino. De acordo com a psicóloga da Hapvida Notre Dame Intermédica, Michelle Costa, o tabu fortalece o estigma dos transtornos mentais em homens, que acreditam que procurar ajuda médica e psicológica nessa área é demonstrar fraqueza.

“O estigma de que ‘homens suportam tudo’ é fortemente trazido por outros homens. A vergonha de assumir que precisam de ajuda psicológica ainda é uma barreira para o início do tratamento”, pontuou.

Recentemente, o cantor Wesley Safadão surpreendeu os fãs ao anunciar uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde mental. O artista compartilhou sua luta com o transtorno de ansiedade, no qual tem lidado com crises constantes, precisando se afastar dos palcos por tempo indeterminado. Para Michelle, a postura de "Safadão" é um passo para desestigmatizar o tema. 

Depressão e transtorno de ansiedade são os mais conhecidos, mas não os únicos: transtorno bipolar, transtorno de estresse pós-traumático, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo estão entre as doenças mentais que afetam milhões de homens em todo o mundo. Ainda assim, nem sempre é fácil chegar a um diagnóstico.

“Ainda há o mito de que homens não são vulneráveis a mal-estar emocional. Eles ainda acreditam que a condição de fragilidade os deixa vulnerável socialmente, impossibilitando a busca por ajuda profissional”, ressalta a psicóloga.

Nesse contexto, amigos e familiares desempenham um papel fundamental para ajudar a pessoa a validar os sentimentos e aceitar a fragilidade vivida, uma vez que a barreira social ainda é uma das maiores dificuldades da pessoa diagnosticada com uma doença mental.

Dados – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, alguém em algum lugar do mundo tira a própria vida, o que totaliza cerca de 800 mil mortes por suicídio por ano. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV)  realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email e chat, 24 horas todos os dias.

Comentários