• 25/11/2023
  • por Resenha Politika

TDHA: PL pode garantir direito a estudantes na educação superior

TDHA: PL pode garantir direito a estudantes na educação superior

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), vem se tornando mais amplamente conhecido nos últimos anos mas ainda inspira muitas dúvidas, devido à sua complexidade e por causar  impactos durante a vida inteira, para muito além da vida acadêmica (principalmente nos casos de diagnóstico tardio).

Luciane Costa, psicóloga escolar da FourC Bilingual Academia e da FourC Learning, explica que o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento  que causa dificuldades para prestar atenção, impulsividade e provoca uma necessidade excessiva de se movimentar incompatível com a idade da pessoa. 

“Algumas pesquisas mostram que essas pessoas, sem acompanhamento, vão ter mais chances de subemprego, divórcio, problemas com a lei, de sofrer acidentes… É um problema social, porque é um número importante de pessoas.”

Luciane explica que até a faixa dos 6 anos, a hiperatividade é o traço mais característico das crianças com TDAH. “A hiperatividade é uma necessidade de movimento em excesso, fora do que se espera para o marco de desenvolvimento, para a idade naquele momento. Não consegue dormir, não consegue sentar pra comer”.

 

Comentários