• 12/12/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

TRE confirma que 3.103 eleitores votaram na eleição suplementar de Monte Horebe

TRE confirma que 3.103 eleitores votaram na eleição suplementar de Monte Horebe

O juiz da 40ª Zona Eleitoral, Ricardo Amorim, concluiu, neste domingo (11), às 17h31, a eleição suplementar para o cargo de vereador do município de Monte Horebe/PB.

Em seu balanço final, Ricardo Amorim avaliou o processo eleitoral como muito positivo. “Foi uma eleição bastante tranquila; houve algumas denúncias que foram avaliadas prontamente e resolvidas as questões; os resultados muito brevemente já estão acessíveis a toda a população; fica aqui o meu registro de agradecimento a todas as pessoas que trabalharam nesta eleição, a todo o pessoal da 40ª Zona Eleitoral; a todo o pessoal do TRE-PB, e também à Polícia Militar que nos deu todo o apoio para a segurança e a tranquilidade do pleito”, avaliou ele.

Quanto à data da posse e diplomação dos vereadores eleitos, o juiz eleitoral ressaltou que ainda não é possível ter uma data exata. “Há alguns prazos que necessitam ser observados, e são prazos que não são rígidos, é possível que a posse ocorra com maior ou menor brevidade”.

O promotor eleitoral Sávio Damasceno declarou que o Ministério Público Eleitoral (MPE) se sente satisfeito com todo o pleito realizado. “Tivemos alguns incidentes que prontamente foram apurados tanto pelo MPE como pela Justiça Eleitoral, e no geral o saldo foi bem positivo, com uma apuração muito célere; fica o agradecimento do Ministério Público para todos os servidores e mesários voluntários que trabalharam no pleito”, registrou.

A secretária da Corregedoria do TRE-PB, Vanessa do Egypto também avaliou o processo eleitoral como bastante positivo. “Passamos por todas as seções de votação, em todos os colégios eleitorais, fomos inclusive para a área rural, no distrito de Santa Fé, e tudo estava transcorrendo normalmente; os eleitores compareceram às seções eleitorais, o número de brancos e nulos foi muito pequeno, o que demonstra o exercício efetivo da cidadania, a sedimentação da democracia, que é tudo que a Justiça Eleitoral quer; …a Corregedoria fica muito satisfeita, tanto o desembargador Leandro dos Santos como corregedor, como a presidente do TRE-PB, desembargadora Maria de Fátima que também aqui estiveram e foram em cada colégio eleitoral falando com todos os mesários para dizer a eles da felicidade de tê-los a serviço da Justiça Eleitoral, porque no dia da eleição os mesários são Justiça Eleitoral”, asseverou a secretária.

Representando a Polícia Militar da Paraíba, o tenente-coronel Nicolau França de Alencar Leite Terceiro, comandante do 6º Batalhão e o major Hugo, comandante da 3ª Companhia, que pertence à cidade de Monte Horebe, avaliaram as eleições suplementares de Monte Horebe como tranquilas e seguras, destacando que não houve nenhuma ocorrência de cunho eleitoral.

A Justiça Eleitoral totalizou os seguintes resultados:

15123 – Cabo Sula, com 636 votos, sagrou-se ELEITO;
15000 – Junior Guarita com 456 votos, sagrou-se ELEITO;
15555 – Mayara com 411 votos, sagrou-se ELEITA;
15800 – Jefson de Zé Nilton com 255 votos, sagrou-se ELEITO;
23333 – Torrado com 243 votos, sagrou-se ELEITO;
15111 – Julhão com 202 votos, sagrou-se ELEITO;
15444 – Joaquim de Dedé com 133 votos, sagrou-se ELEITO;
15666 – Pedro de Bebeu com 129 votos, sagrou-se ELEITO; e
15999 – Rudney com 98 votos, sagrou-se ELEITO.


De acordo com os dados divulgados, 880 eleitores deixaram de votar, votos brancos somaram 33 e, nulos chegaram a 85, num universo de 3.983 eleitores aptos a votar, 3.103 compareceram às urnas.

Comentários