• 07/09/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Troca ministerial vai ampliar base do Governo Lula, avalia Padilha

Troca ministerial vai ampliar base do Governo Lula, avalia Padilha

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT-SP), ao chegar à cerimônia do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, nesta nesta quinta-feira (7), comentou as trocas de ministros anunciada na noite anterior, que podem ampliar a base de apoio ao Governo Lula (PT) no Congresso Nacional.

De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu o diálogo que vinha sendo feito desde o mês de julho e, agora, haverá reforço ao time do Governo, com a incorporação dos partidos políticos Republicanos e Progressistas (PP) na equipe ministerial.

MUDANÇA NO ESPORTE

Padilha agradeceu a participação da ministra do Esporte, Ana Moser, que será substituída pelo deputado federal André Fufuca (PP-MA), após o presidente Lula retornar da reunião do G20, na Índia. O ministro acredita que Moser continuará colaborando com o esporte.

"O presidente Lula considera e acredita que a ministra Ana Moser vai continuar colaborando com o esporte brasileiro, com as políticas públicas federais. Ela tem apreço muito grande na relação do esporte com a educação".

O ministro também ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá todos os compromissos firmados durante a campanha eleitoral, em 2022,  e no início do governo, na área do esporte, sob novo comando da pasta. E fez uma comparação esportiva.

"Podemos estar tendo uma mudança dos jogadores que estão em quadra, mas não mudam a estratégia, o plano tático e os objetivos do time.", compara o ministro de Relações Institucionais da PR, Alexandre Padilha.

"No próprio vôlei, às vezes, acontece do treinador ter que tirar do jogo, num certo momento, sua maior ponta de rede, para melhorar a defesa, para melhorar o passe, para enfrentar o momento do jogo. Então, estamos fazendo uma mudança de quem está na quadra, mas não mudam os compromissos com o esporte brasileiro, não mudam os compromissos anunciados pelo presidente Lula e iniciados pela ministra Ana Moser".

PORTOS E AEROPORTOS

Padilha comentou ainda a mudança no Ministério de Portos e Aeroportos, de onde sai o ministro Márcio França (PSB) e assume o parlamentar Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE).

"O ministro Sílvio Costa Filho assume e reafirma o compromisso com as políticas de portos e aeroportos que vêm sendo feitas, com a expansão da nossa aviação regional, de estruturar aeroportos regionais no país, compromisso da expansão da área de portos."

Padilha destacou que o ministério tem papel estratégico no país, pois vem batendo recordes de exportação neste momento. "Queremos ampliar nosso comércio exterior, queremos reduzir o custo da logística. Esse ministério tem papel decisivo nisso."

Comentários