• 30/05/2023
  • por Resenha Politika

UFFB: Estudo aponta que Coremas é o município mais suscetível a inundações na PB

UFFB: Estudo aponta que Coremas é o município mais suscetível a inundações na PB

Apesar de a Paraíba ser conhecida pelo seu clima seco, especialmente no interior do Estado, pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) demonstram que o município de Coremas, no Sertão, é o mais suscetível à ocorrência de eventos associados a inundações. Essa e outras deduções foram publicadas no ‘Atlas de Riscos, Vulnerabilidades e Desastres Ambientais do Estado da Paraíba’, lançado em março deste ano pela editora Sertão Cult.

A construção do Atlas, que está disponível para ser baixado gratuitamente, foi coordenada e organizada pelos professores Camila Cunico, Daisy Beserra Lucena e Marcelo de Oliveira Moura, que compõem o Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (Geofisa) e o Laboratório de Climatologia Geográfica (Climageo), ambos vinculados ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB.

A pesquisa teve início em fevereiro de 2019, após aprovação do projeto em uma chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizada no ano anterior. O projeto também contou com o apoio da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (AESA), por meio da indicação de uma meteorologista com conhecimento específico sobre as temáticas envolvidas.

De acordo com o estudo, o município mais suscetível a desastres relacionados a inundações é Coremas, no Alto Sertão da Paraíba, onde está localizado o maior reservatório de água do Estado, o Açude Coremas-Mãe D’Água. “Eu e meus colegas identificamos uma combinação favorável de variáveis que definem o IRDI e resultam na condição identificada. Sem dúvida, a presença de um corpo d’água significativo em áreas com declividades suaves ou suavemente onduladas também contribui para tal”, explica a professora Camila Cunico, uma das organizadoras do Atlas.

Comentários