• 06/03/2024
  • por Resenha Politika

Capital

Um mês após mais um aumento da tarifa de ônibus em João Pessoa, nenhum benefício foi implantado para os passageiros

Um mês após mais um aumento da tarifa de ônibus em João Pessoa, nenhum benefício foi implantado para os passageiros

O novo aumento da tarifa de ônibus em João Pessoa já completou mais de um mês e até o momento nenhum benefício foi implantado em favor dos passageiros. Pelo contrário, além do reajuste das passagens, a única movimentação da Prefeitura da capital foi dar uma nova isenção de impostos para empresas de transporte coletivo que atuam na cidade.

A péssima qualidade dos serviços e a grande quantidade de ações em prol do empresariado têm gerado revolta na população, como revela o usuários Santiago Kelson. “O transporte público de qualidade não existe em João Pessoa. A atual gestão não fez nada para os usuários. O que fizeram foi acabar com a frota, que foi totalmente reduzida, várias linhas extintas e horários reduzidos. Antigamente, tínhamos ônibus até 0h e com todas as linhas operando. Tudo voltou ao normal depois da pandemia, menos os ônibus de João Pessoa. Os usuários sofrem todos os dias”, desabafou através das redes sociais.

O sucateamento da frota e redução das linhas estão entre as principais reclamações da população. “Nós moradores da Praia do Sol, Barra de Gramame, Parque do Sol, Mussumagro, Paratibe, Nova Mangabeira, somos os mais judiados em questão de transporte público. Os órgãos competentes já eram para ter resolvido essa situação. A população aumentou muito e várias linhas simplesmente foram retiradas”, criticou a empreendedora Flávia Leonardo.

O deputado federal Ruy Carneiro tem defendido mudanças no atual formato e cobrado melhorias efetivas na qualidade dos serviços. “Está comprovado que esse formato arcaico e ultrapassado maltrata as pessoas e beneficia apenas as empresas. É preciso acabar com esse esquemão e garantir ônibus de qualidade para as pessoas. Defendo a destinação de um subsídio para evitar que esses constantes aumentos continuem sendo jogados nas costas dos passageiros”, afirmou.

O parlamentar reforça que o sistema precisa priorizar as necessidades dos passageiros. “A atual gestão é completamente omissa e alheia ao sofrimento diário dos passageiros. São paradas sem proteção para os usuários, ônibus sucateados, redução da frota, atraso das viagens, superlotação, falta de acessibilidade e vários outros problemas. Se outras cidades conseguiram avançar nessa questão, João Pessoa também pode. Basta coragem e uma gestão responsável”, enfatizou.

Antes da pandemia, 99 linhas de ônibus circulavam na capital. Atualmente são apenas 74. Em 2019, a frota era composta 465 veículos, enquanto hoje são 430, já contando com os problemáticos geladinhos.

Comentários