• 22/08/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Vacinação contra monkeypox vai priorizar profissionais de saúde, diz Queiroga

Vacinação contra monkeypox vai priorizar profissionais de saúde, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (22), em entrevista à imprensa que a vacinação contra a varíola dos macacos no país irá priorizar, em um primeiro momento, grupos específicos de profissionais de saúde que atuam diretamente no diagnóstico da doença e contato próximo com infectados.

“Vamos conseguir 50 mil doses, via fundo rotatório da Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]. Essas 50 mil doses não tem o poder de controlar esse surto, essas vacinas estão aí para proteger os profissionais de saúde que lidam diretamente com os materiais contaminados – 50 mil doses não dá para proteger todos os profissionais de saúde do Brasil, até por que a grande maioria deles não lida com essa situação”, disse o ministro.

Queiroga explicou que as 50 mil doses poderão imunizar 25 mil pessoas, devido ao regime de imunização de duas doses para a proteção contra a doença. Segundo o ministro, serão as vacinas serão enviadas em três remessas, com a primeira entrega prevista para o mês de setembro. A distribuição será discutida com estados e municípios.

Comentários