• 25/10/2023
  • por Resenha Politika

Semiárido

Wilson Santiago destaca importância do Projeto Sertão Vivo que beneficiará 38 mil famílias na Paraíba

Wilson Santiago destaca importância do Projeto Sertão Vivo que beneficiará 38 mil famílias na Paraíba


O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) ressaltou a importância do projeto Sertão Vivo, Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste, que irá contemplar 38 mil famílias do Semiárido paraibano com investimentos de R$ 150 milhões. O lançamento do projeto foi realizado nesta terça-feira (24), em Brasília-DF), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo.

Na Paraíba, o projeto Sertão Vivo será executado em 145 municípios com políticas de regularização ambiental, recuperação de áreas degradadas, implantação de sistemas agroflorestais, ecotecnologias, construção de cisternas, fomento à economia solidária e ao Programa de Aquisições de Alimentos (PAA). 

“É um projeto de extrema importância para melhorar as condições de vida de quem vive no Semiárido paraibano. Além de viabilizar o acesso à agua e seu uso racional, irá contribuir com a geração de renda para as famílias do campo, através da produção de alimentos e com ações para preservação da área da caatinga. Cumpre um papel social relevante e garantirá a segurança alimentar para milhares de famílias, principalmente no Sertão paraibano”, afirmou Wilson Santiago.

O deputado Wilson Santiago ainda parabenizou a iniciativa do Consórcio Nordeste no intuito de combater o aquecimento global e o combate à fome. “Através do Consórcio Nordeste, que tem à frente o governador João Azevêdo, será possível a execução de financiamento e assistência a quem mais precisa, famílias que residem na zona rural e que carecem de uma maior assistência através de políticas públicas eficientes”, acrescentou.

Projeto Sertão Vivo

A iniciativa tem o objetivo de apoiar projetos dos estados da região Nordeste que promovam o aumento da resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste brasileiro, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais (povos indígenas, fundo de pasto e quilombolas). Ao todo, R$ 1,75 bilhão beneficiarão 439 mil famílias no semiárido nordestino.

Serão realizadas ações que proporcionem acesso à água, aumentem a produtividade e a segurança alimentar das famílias beneficiadas, ampliem a resiliência dos sistemas de produção agrícola, restaurem ecossistemas degradados e promovam a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Comentários