• 30/08/2023
  • por Resenha Politika

Projeto de Lei

Wilson Santiago participa da aprovacão do piso salarial para os fisioterapeutas na Comissão de Saúde

Wilson Santiago participa da aprovacão do piso salarial para os fisioterapeutas na Comissão de Saúde


Uma boa notícia para os profissionais que atuam como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) participou nesta quarta-feira (30), na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, da aprovação do Projeto de Lei PL 1731/2021, que estabelece o aumento do piso salarial da categoria. 

Como forma de valorizar os profissionais, em 2021, o deputado Wilson Santiago apresentou o Projeto Lei PL 1825/2021, que teve como objetivo atender a categoria dos fisioterapeutas, no aumento do piso salarial nacional. 

Na reunião da Comissão de Saúde, para que houvesse avanço na aprovação nas demais comissões, o PL 1825/21 do deputado Wilson Santiago foi objeto de acordo, e então, incluído ao PL 1731/2021, que segue para ser debatido e apreciado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). O projeto fixa o piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em R$ 4,8 mil mensais para uma jornada de 30 horas por semana. 

O deputado federal Wilson Santiago parabenizou a categoria e afirmou que o Projeto de Lei é fundamental na valorização e qualidade de vida dos profissionais. “Particularmente apresentei este PL, porque era uma forma de valorizar os fisioterapeutas e agradecer pelo trabalho de tamanha importância que realizam na área da saúde para a população em todo o território nacional”, assegurou. 

Atualmente, as duas profissões são regulamentadas pela Lei 8.856/1994 que prevê jornada de trabalho máxima de 30 horas por semana, mas não estabelece um valor mínimo para remuneração - o que desestimula o crescimento da área e até mesmo a permanência dos atuais trabalhadores.

Santiago lembrou que esta é mais uma vitória e uma forma da Câmara dos Deputados reconhecer o valor do trabalho dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Hoje é um dia muito significativo para os profissionais que contribuem para a recuperação de muitos pacientes pelo Brasil inteiro. Começando nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde o fisioterapeuta tem um trabalho fantástico para a sobrevida dos pacientes, e principalmente na pandemia, onde o serviço foi fundamental aos brasileiros. Portanto, hoje precisávamos aprovar este projeto de forma definitiva, para que os profissionais sejam cada vez mais valorizados por esta Casa e pelo Governo.”, ressaltou o deputado Wilson.

Comentários