• 04/09/2023
  • por Resenha Politika

Eleições 2024

Zenildo Oliveira lidera pesquisa estimulada para prefeito em Sousa; números foram conhecidos nesta segunda (4)

Zenildo Oliveira lidera pesquisa estimulada para prefeito em Sousa; números foram conhecidos nesta segunda (4)

O vice-prefeito Zenildo Oliveira lidera as intenções de votos para a Prefeitura de Sousa nas eleições do próximo ano, conforme dados de pesquisa Índice/Fontecz. Zenildo obteve 38,79% na preferência do eleitorado sousense na pesquisa estimulada, seguido por André Gadelha, com 14,24%, e Gilberto Sarmento, com 13,64%. O número de eleitores que não informaram em quem votaria chega a 31,82% e os que disseram votar branco ou nulo é de apenas 1,52%.

A pesquisa ouviu 600 pessoas entre os dias 30/31 de agosto e 1 de setembro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4%. O universo de eleitores pesquisados vai a partir da idade igual ou superior a 16 anos.

            Foram ouvidos eleitores dos seguintes bairros de Sousa. Alto Capanema Alto do Capanema, Alto do Cruzeiro, André Gadelha, Angelim, Área Rural de Sousa, Areias, Assis Garrido, Augusto Braga, Bancários, Boa Vista, Centro, Doutor Zezé, Estação, Estreito, Frei Damião, Gato Preto, Guanabara, Jardim Bela Vista, Jardim Brasília, Jardim Iracema, Jardim Santana, Jardim Sorrilândia I, Jardim Sorrilândia II, Jardim Sorrilândia III, Jardins, José Lins do Rego, Maria Rachel, Nossa Senhora de Fátima, Projeto Mariz, São José, Várzea da Cruz e Zú Silva.

ÍNDICE – Contratada pelo Portal FonteCZ, a pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Índice, do Ceará..

A pesquisa conta com alto controle de qualidade, obedecendo a um sistema de controle interno que ocorre a partir do início da etapa de coleta, na qual os entrevistadores são fiscalizados permanentemente pelo coordenador do projeto e verificação em 20 % dos questionários aplicados. Uma coisa a se observar é que a soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar 100 % em virtude de arredondamento do processamento eletrônico, o que é normal em qualquer levantamento estatístico.

A pesquisa foi coordenada pela Dra. Ianne Rafaella Santos Melo, graduada em Estatística pela UFPB, mestre em Modelos de Decisão e Pesquisa – UFPB – e doutoranda em Modelos de Decisão com e ênfase em amostragem – UFPB. Ela é registrada no CONRE – Conselho Regional de Estatística sob o número 10274.

Comentários