• 18/07/2023
  • por Resenha Politika

Educação

Alunos do Sertão da Paraíba são premiados em concurso de matemática de nível internacional

Alunos do Sertão da Paraíba são premiados em concurso de matemática de nível internacional

"É um sentimento único”. “Estou muito orgulhoso de mim”. As palavras são, respectivamente, dos alunos Emanuel Pereira e Jhardson Dominyck, estudantes da Escola Cidadã Integral Nossa Senhora da Conceição, localizada em Belém do Brejo do Cruz. Os alunos receberam recentemente duas medalhas referentes a 15ª edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática 2023, maior competição de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 80 países.

Além de Emanuel, que foi Medalha de Ouro (2ª série), e Jhardson, que recebeu a Medalha de Bronze (3ª série), a escola também foi contemplada com um troféu de participação no concurso. A ECI realizou a aplicação da prova do Canguru de Matemática Brasil 2023 no dia 16 de março e o resultado oficial do concurso foi divulgado no dia 05 de junho. Já as medalhas e o troféu foram entregues no último dia 10 de julho, durante uma solenidade no acolhimento diário. Os responsáveis por inscrever a escola na competição foram os professores de Matemática Ailson Paiva e Mônica Kelly.

Emanuel conta que descobriu o concurso pesquisando na internet e o apoio da escola foi essencial. “Eu cheguei para o meu professor de matemática e falei para ele sobre. Ele ficou bem interessado e, junto com a professora e a coordenação da escola, logo inscreveram a gente e eu tive a honra de ser contemplado com a medalha de ouro. É um sentimento único ser premiado em uma olimpíada porque é uma competição que faz você pensar fora da caixa, exige muito esforço e muita dedicação, por isso é essencial ter o apoio da escola”, conta o estudante.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). Realizado no Brasil desde 2009, o concurso tem como objetivo ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, entre outras metas.

A participação em olimpíadas e concursos é uma prática adotada pela ECI Nossa Senhora da Conceição visando a melhoria no rendimento escolar dos protagonistas. Apenas em 2023 a instituição já participou da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com estudante medalhista e bolsista (Emanuel Pereira – 2ª série); a escola também participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), da Olimpíada Nacional de História do Brasil e da Olimpíada de Literatura. O professor Ailson Paiva também inscreveu a escola na Olimpíada Mandacaru de Matemática 2023, que terá a aplicação das provas nos dias 10 e 11 de agosto.
 

Comentários