• 13/06/2023
  • por Resenha Politika

Legislativo

Aprovada lei com nome de Vini Jr. para instaurar protocolo contra racismo na PB

Aprovada lei com nome de Vini Jr. para instaurar protocolo contra racismo na PB

Prevenir e combater conteúdos que incentivem o racismo, LGBTfobia e xenofobia nos jogos virtuais. Essa é a finalidade do Projeto de Lei 432/2023, aprovada na manhã desta terça-feira (13), durante a reunião semanal da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Proposta pelo deputado Tião Gomes, a iniciativa sugere a criação de um programa estadual de conscientização com foco nos alunos das redes públicas e privadas de ensino.

“No Brasil, detentor do maior mercado de games da América Latina com mais de 90 milhões de jogos virtuais, atletas negros de jogos de vídeos games sofrem insultos e tratamentos racistas, xingamentos como: “macaco”, “lixo”, “você é negro”, “você é preto”, “você é a escória”, “a sociedade não gosta de vocês” acontecem durante as partidas e passam impunes por inúmeras vezes. Isso faz com que muitos jovens, durante os jogos virtuais, escondam sua cor, sua orientação sexual ou a região onde moram temendo a discriminação pela qual estão vulneráveis”, explicou o parlamentar.

O mesmo tema faz parte do Projeto de Lei 514-2023, que também foi aprovado pelos membros da CCJ. Focado nos estádios e nas arenas esportivas da Paraíba, o PL da deputada Cida Ramos propõe a criação e institucionalização da Política Estadual “Vini Jr”, em homenagem ao jogador Vinícius Júnior, de 22 anos, que se tornou símbolo de resistência após divulgar perseguições racistas que vinha sofrendo durante os jogos da UEFA Champions League.

Comentários