• 22/06/2023
  • por Resenha Politika

Igreja Católica

Bispo de Cajazeiras é eleito membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB

Bispo de Cajazeiras é eleito membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), escolheu nessa quarta-feira, 21, os quatro bispos que vão compor a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé no quadriênio 2023-2027.

Dom Francisco de Sales, bispo da Diocese de Cajazeiras e presidente do Regional Nordeste 2, foi um dos eleitos para a comissão. Além dele, também foram escolhidos o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira; o bispo da Diocese de Crato (CE), Dom Magnus Henrique Lopes e o bispo auxiliar da Diocese de Santo Amaro (SP), Dom Marcelo Antonio da Silva. A comissão tem como presidente o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Joel Portella Amado, eleito na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano. 

Instalada praticamente com a criação da conferência, a comissão que passou a ter este nome a partir do Concílio Vaticano II, a pedido da própria Santa Sé, tem a função de assessorar o episcopado brasileiro em algumas questões doutrinais e trabalhar as questões de fé e da moral dentro da Conferência a partir de alguns problemas que possam surgir através do processo de evangelização. 

A comissão é composta por 5 bispos e peritos nas várias áreas e disciplinas da teologia entre elas: bíblia, moral, sistemática e dogmática. Além disso, a comissão também presta assessorias analisando alguns textos litúrgicos e escritos relacionados à fé. 

A reunião do Conselho Permanente da CNBB acontece na sede da entidade em Brasília-DF. O encontro teve início na terça-feira, 20, e finaliza nesta quinta, 22. Estão reunidos 80 participantes, incluindo os presidentes eleitos para as Comissões Episcopais e para a presidência dos 19 regionais da entidade. 

Pascom Diocesana com informações da Ascom da CNBB

Comentários