• 02/07/2023
  • por Resenha Politika

Saúde da PB

Caravana da Rede Cuidar: atendimentos médicos em cardiopediatria, pediatria e ortopedia estão confirmados

Caravana da Rede Cuidar: atendimentos médicos em cardiopediatria, pediatria e ortopedia estão confirmados

O governador João Azevêdo abriu oficialmente, neste domingo (2), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, a Caravana da Rede Cuidar 2023. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), será iniciada nesta segunda-feira (3), em Monteiro, no Cariri paraibano, e segue até o dia 15 de julho, levando para 13 municípios de diversas regiões do estado atendimentos médicos especializados em cardiopediatria, pediatria e ortopedia. 
 
Logo após a abertura oficial, as equipes seguiram viagem para Monteiro, onde ocorrerá nesta segunda o primeiro atendimento. A Caravana estará no dia 4 em Princesa Isabel; dia 5 em ltaporanga; dia 6 em Cajazeiras; dia 7 em Sousa; dia 8 em Catolé do Rocha; dia 9 em Pombal; dia 10 em Patos; dia 11 em Picuí; dia 12 em Esperança; dia 13 em Guarabira; dia 14 em Itabaiana e dia 15 em Mamanguape.
 
A iniciativa conta com o trabalho de 100 profissionais, a maioria voluntários (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e odontóIogos), sendo 80 da Caravana e 20 locais.
 
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o avanço do sistema de saúde pública da Paraíba, com a disponibilidade de uma rede hospitalar eficiente aliada ao trabalho de busca ativa nos municípios, fortalecendo a descentralização dos serviços. “A evolução da qualidade na assistência em saúde da Paraíba permite que façamos a busca ativa de muitas pessoas que precisam do atendimento. A maioria dos profissionais envolvidos é de voluntários e são pessoas extremamente qualificadas e eu desejo a todos boa sorte e bom trabalho para que eles proporcionem aos paraibanos o cuidado que eles precisam, frisou. 
 
O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Arymatheus Reis, destacou a reestruturação das unidades de saúde do estado e a qualificação dos profissionais envolvidos na Rede Cuidar para garantir um atendimento eficiente à população. “Nós vivenciamos um processo de interiorização e regionalização dos serviços especializados de saúde e cada vez mais a nossa rede hospitalar está pronta para executar uma demanda que passou por uma triagem da Rede Cuidar, com cirurgias ortopédicas, cardíacas e todos os procedimentos eletivos e temos certeza de que todos os procedimentos que forem necessários serão executados”, pontuou.
 
A coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, afirmou que a estimativa é de que mais de sete mil procedimentos sejam realizados nos municípios visitados pela Caravana. “Nós estamos levando especialidades para os pequenos municípios. Disponibilizamos durante todo o ano o atendimento por telemedicina e nesse período nós vamos até as pessoas, levando aparelhos de ecocardiograma, especialistas, realizando a assistência e trazendo para perto dos serviços de complexidade”, explicou. 
 
O médico ortopedista Pedro Henrique Freitas destacou a satisfação pessoal e profissional de fazer parte do projeto. “É muito importante levar essa linha de cuidado da ortopedia para o interior, pois, desta forma, estamos identificando os pacientes que precisam de cuidados que a gente pode oferecer e através dessas ações conseguimos levar para eles e seus familiares uma melhora na qualidade de vida, promovendo não só impacto na saúde, mas social e psicológico”, comentou. 
 
O mesmo sentimento foi compartilhado pela enfermeira Cidcleia Honorato. “É uma recompensa enquanto profissional poder ver a reciprocidade dessa assistência, pois chegamos próximos de quem tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Essa também é uma maneira de retribuir o privilégio de termos uma formação, proporcionando uma melhoria de vida para o nosso próximo e cada caravana é uma experiência diferente, sempre temos novas descobertas e novas pessoas que precisam de um atendimento mais de perto”, afirmou. 
 
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito Léo Bezerra; os deputados estaduais Chico Mendes e João Gonçalves; além de auxiliares da gestão estadual, a exemplo do secretário chefe de Governo, Roberto Paulino, acompanharam a abertura oficial da Caravana da Rede Cuidar 2023. 

Comentários