• 02/08/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Central Estadual de Transplantes registra mais uma doação de multiórgãos em Campina Grande

Central Estadual de Transplantes registra mais uma doação de multiórgãos em Campina Grande

O fígado, os rins e as córneas doados, na noite dessa terça-feira (1º), no Hospital de Trauma de Campina Grande, vão ajudar a transformar a vida de cinco pacientes que aguardavam na fila de espera.

A doação foi autorizada pelos familiares de um homem de 63 anos, vítima de um hematoma intrapariquematoso, que é a ocorrência de um sangramento e a formação de um coágulo dentro do cérebro.

Antes de iniciar o procedimento de captação, os colaboradores da instituição prestaram uma homenagem ao paciente e à família do doador. O “cortejo da vida” é um corredor humano, feito desde a saída da UTI Clínica, onde o paciente estava internado, até o Bloco Cirúrgico, onde aconteceu a cirurgia de captação dos órgãos.

De acordo com a enfermeira coordenadora do núcleo de Campina Grande, Marcella Belo, é graças à permissão da família doadora que outras pessoas têm a chance de voltar a fazer planos. “Às vezes, o transplante é a única chance que uma pessoa tem de continuar viva, e é o ‘sim’ para a doação de órgãos que possibilita esperança de vida e realização de sonhos”, enfatiza.

Com o gesto da família do doador, poderão viver melhor, um homem de 50 anos, receptor do fígado, e dois homens, de 34 e 52 anos, do estado da Bahia, que irão receber os rins. Também poderão ter uma visão com mais qualidade outros dois pacientes, que vão receber as córneas.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, lembra que na Paraíba uma doação de órgãos pode salvar até seis pessoas.

“Aqui no estado, realizamos transplantes de coração, fígado, rins e córneas. Então, um só doador é capaz de transformar a vida de seis pacientes, e devolver a eles e a seus familiares uma vida com mais esperança. Não são apenas números, são vidas transformadas”, completa.

Este ano, a Paraíba já realizou 150 transplantes e ainda aguardam na fila, 467 pessoas.
 

Comentários