• 15/02/2024
  • por Resenha Politika

Requerimento

Chico Mendes comemora implantação da 5ª Região Integrada de Segurança Pública e Defesa Social

Chico Mendes comemora implantação da 5ª Região Integrada de Segurança Pública e Defesa Social

O governador João Azevêdo, através da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, vai instalar na cidade de Cajazeiras a 5ª Região Integrada de Segurança Pública e Defesa Social – REISP, abrangendo territorialmente todos os 40 municípios que integram as 18ª, 19ª e 20ª AISP’s. O requerimento foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual e líder do governo, Chico Mendes(PSB) e a anunciado pelo parlamentar, de forma oficial, durante entrevista coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (15).

Em sua justificativa, Chico reforça que a 5ª REISP (Cajazeiras) faz divisa com dois estados, Ceará e Rio Grande do Norte. Além disso, é sede de dois Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e da 20ª Delegacia Seccional de Polícia Civil; sede do Instituto de Polícia Científica – IPC; tem uma população de quase 480 mil habitantes nos municípios que integram a área de abrangência.

A criação da Região Integrada de Segurança Pública de Cajazeiras (5ª Reisp) proporciona condições de se alcançar ainda mais uma gestão por resultados. Assim, a criação dessa Reisp melhora a distribuição de recursos humanos e de materiais, atendendo melhor as necessidades locais e regional.

“É dever do Estado zelar pelo princípio da eficiência administrativa, visando a favorecer a sociedade no pronto atendimento ao cidadão, que espera do mesmo uma resposta hábil e célere na defesa dos direitos atinentes à vida, ao patrimônio público e privado entre outros. Também é importante destacar que Cajazeiras, conhecida como “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”, possui um Campus da UFCG e um Campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFPB, várias faculdades privadas, que ministram cursos de direito, medicina, enfermagem, odontologia, serviço social, engenharia civil, arquitetura, ciências da computação, entre outras importantes graduações”, reforçou o parlamentar sertanejo.

Os municípios que integram as 18ª, 19ª e 20ª AISP’s, são os seguintes: Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, São José de Piranhas, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé, Carrapateira, São João do Rio do Peixe, Santa Helena, Triunfo, Poço de José de Moura, Bernardino Batista, Joca Claudino, Poço Dantas, Uiraúna, Marizópolis, Nazarezinho, Sousa, São José de Lagoa Tapada, Aparecida, São Domingos, Pombal, Cajazeirinhas, São Bentinho, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Paulista, Lagoa, Mato Grosso, Jericó, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Riacho dos Cavalos, São Bento, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz e Belém do Brejo do Cruz.

Radar Sertanejo

Comentários