• 27/01/2024
  • por Resenha Politika

Capital

“Cícero volta a trair e enganar população de João Pessoa com novo aumento na passagem de ônibus”, critica Ruy

“Cícero volta a trair e enganar população de João Pessoa com novo aumento na passagem de ônibus”, critica Ruy

O novo aumento da passagem de ônibus em João Pessoa, que será de R$ 4,90 a partir do próximo domingo, vai de encontro com os péssimos serviços no sistema de transporte público oferecido à população da capital paraibana. Enquanto a tarifa tem subido de forma sistemática, os passageiros convivem diariamente com ônibus sucateados, redução da frota, atraso das viagens, falta de acessibilidade, superlotação, promessas não cumpridas e paradas sem nenhuma estrutura de proteção.

O deputado federal Ruy Carneiro criticou o quarto aumento aprovado pela Prefeitura de João Pessoa em pouco mais de três anos de gestão. “A mentira contada por Cícero em relação a manutenção da tarifa não se sustentou nem por um mês. Em dezembro, ao anunciar poucos geladinhos com o valor de R$ 5,50, ele afirmou que a passagem comum não sofreria reajustes. A população pessoense mais uma vez foi traída para que a gestão municipal atenda aos interesses do esquemão em torno das empresas de ônibus que atuam na capital”, condenou. 

A nova elevação da tarifa se torna ainda mais grave quando somada a outras falsas promessas feitas por Cícero Lucena, reforça Ruy. “O prefeito tem aumentado a passagem sucessivamente e tornado o sistema um caos, com condições muito piores do que já estava. Na campanha, ele prometeu wi-fi e ar condicionado em todos os ônibus da capital. Mais uma grande mentira. Infelizmente, a realidade na maioria dos bairros é a superlotação dos veículos, horas de espera, ônibus quebrados e população praticamente sem transporte público a noite e durante os finais de semana. Esse desrespeito não pode continuar”, enfatizou.

Ruy ainda questionou a gestão em relação as alternativas para evitar o novo aumento. “Em vez de aumentar a passagem, por que o prefeito não subsidia parte do valor com recursos da Prefeitura? Por que tantos aumentos e nenhuma cobrança em relação a melhoria na qualidade dos serviços? Essa semana estive em São Paulo e pude ver que com gestão séria e transparente dá pra oferecer um transporte melhor. Lá, parte da tarifa é subsidiada pela Prefeitura e não sofre alteração desde janeiro de 2020. Isso sem contar que as empresas são multadas por atrasos nas viagens e em outras situações que prejudicam a população”, acrescentou.

O reajuste da passagem foi definido durante uma reunião na sede da Superintedência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa. A decisão partiu de uma votação realizada pelo Conselho de Mobilidade Urbana da capital, com 12 votos favoráveis ao aumento e apenas 1 voto contrário.

Comentários