• 27/11/2023
  • por Resenha Politika

Com onda de calor, CRMV-PB alerta para cuidados com pets

Com onda de calor, CRMV-PB alerta para cuidados com pets

A Paraíba, como outros estados brasileiros, vem sofrendo com uma onda de calor. O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) alerta que com aumento das temperaturas, os tutores de pets devem estar atentos à saúde dos animais e lista cuidados para enfrentar os dias quentes sem sofrimento. 
 
O conselheiro do CRMV-PB, o médico-veterinário Altamir Costa, destaca que o calor excessivo pode provocar desidratação que resulta em complicações respiratórias e cardíacas; insolação; estresse; e até mesmo provoca a morte do animal. “Nos dias quentes, os animais podem apresentar sinais que não estão bem e isso deve ligar o sinal de alerta nos tutores. Sintomas iniciais, como respiração ofegante excessiva e comportamento irregular, não devem ser ignorados, pois podem agravar-se rapidamente”, orientou.
 
Altamir Costa firma que é recomendável que com aumento das temperaturas, que os tutores fiquem atentos a quaisquer alterações no comportamento dos pets e reforcem os cuidados com hidratação adequada e banhos refrescantes. “Qualquer sintoma, procure um médico-veterinário”, orientou.
 
Entre os cuidados, o médico-veterinário lista: evitar deixar os animais em veículos, já que eles podem superaquecer rapidamente; proporcionar ambientes frescos em casa, com acesso à água abundante e, se possível, áreas de resfriamento; levar água fresca durante os passeios com os pets; trocar frequentemente a água dos animais; adaptar a rotina de exercícios; usar protetor solar específico para animais em áreas sensíveis, como as pontas das orelhas e o nariz.
 
Para refrescar os pets é recomendado utilizar formas alternativas como piscinas infantis, bacias com água, além de tapetes gelados ou toalhas úmidas, tudo com a supervisão do tutor. Também podem oferecer para os pets picolés de sachê, de água de cozimento de frango, de frutas e água de coco, além de colocar gelo na água dos animais.
 
Hipertermia – Nesta época do ano são comuns relatos de casos de hipertermia. Altamir explica que ela acontece quando a temperatura do animal aumenta muito e isso eleva o risco de falência múltipla de órgãos, que pode provocar a morte. “Se a respiração está ofegante e apresentar batimentos cardíacos acelerados, procure imediatamente o médico-veterinário. Em casos mais graves os animais podem apresentar língua arroxeada, desorientação, tremores, desmaio e vômitos”, disse.
 
Atenção redobrada – O médico-veterinário orienta que é preciso uma atenção redobrada a cachorros filhotes, idosos, obesos e braquicefálicos (de crânio achatado e focinho curto), pois eles têm mais dificuldade em suportar altas temperaturas. “Esse grupo tem mais tendência a apresentar problemas respiratórios e dificuldade em perder calor. É preciso ficar atento a qualquer sinal de cansaço ou respiração mais ofegante”, recomendou.
 
Animais de rua – Altamir pede que as pessoas e os estabelecimentos comerciais ofereçam água para animais em situação de rua. “Eles sofrem muito com essa onda de calor e é questão de humanidade cuidar desses seres indefesos. Por isso, sempre que possível, deixe um potinho com água para eles”, falou.

Comentários