• 19/04/2020
  • por Gilberto Lira

Pandemia

Comitê resolve prorrogar medidas de isolamento e flexibiliza funcionamento de lojas em Cajazeiras

Comitê resolve prorrogar medidas de isolamento e flexibiliza funcionamento de lojas em Cajazeiras

O Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus no Município de Cajazeiras decidiu prorrogar até o dia 03 de maio as medidas de prevenção à Covid-19, regulamentando, em fase experimental, setores do comércio que são considerados não críticos, ou seja, não representam risco de aglomeração. Participaram da reunião representantes da CDL- Câmara de Dirigentes Logistas, Ministério Público Estadual e da Prefeitura de Cajazeiras.

A reuniãpo aconteceu sábado (18) e a nota sobre o que pode e não pode funcionar no comércio de Cajazeiras foi divulgada na tarde deste domingo (19)

ENTENDA:

1 – Funcionamento das 07h às 13h, mantendo o distanciamento no interior de seus estabelecimentos, da seguinte forma: um funcionário para cada dez metros quadrados e dois metros de distância entre os clientes.

2 – Obrigação de fornecer máscaras para os funcionários e só permitir a entrada de clientes também com esse equipamento de proteção, além de possibilitar a descontaminação das mãos de todos os funcionários e clientes, seja disponibilizando álcool em gel ou lavatório com sabão líquido (detergente).

3 – Haverá uma rigorosa fiscalização por parte do Comitê Gestor e dos próprios comerciantes, e o não cumprimento das regras de prevenção à Covid-19 ensejará multa, suspensão do alvará de funcionamento, além das medidas penais cabíveis (artigo 330 do Código Penal).

4 – Haverá, semanalmente, uma avaliação do quadro epidemiológico do coronavírus na cidade e, em caso de positivação de testes, caracterizando crescimento da contaminação, as medidas de restrição ao funcionamento do comércio voltarão em sua integralidade imediatamente.

5 – Os segmentos considerados críticos pelas autoridades sanitárias, tais como bares, restaurantes, pizzarias, churrascarias, boates, casas de show, clubes sociais, templos religiosos, academias, eventos esportivos, culturais e sociais continuarão sem permissão para funcionamento presencial, podendo os setores que fornecem alimentação continuar funcionando em sistema de delivery.

6 – Em relação à feira livre, o Comitê Gestor está fazendo estudos para verificar a viabilidade de sua reabertura, sem que haja comprometimento à saúde dos feirantes e dos consumidores.

7 – Serão mantidas as barreiras sanitárias nas entradas da cidade, intensificando-se a fiscalização com a presença da Polícia Militar, dos agentes da SCTrans e dos vigilantes municipais.

Comentários