• 12/03/2024
  • por Resenha Politika

Coração Paraibano completa 1 ano de funcionamento com mais de 10 mil procedimentos realizados

Coração Paraibano completa 1 ano de funcionamento com mais de 10 mil procedimentos realizados

O Programa Coração Paraibano – uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica implantada pelo Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) – já realizou 10 mil procedimentos em um ano de funcionamento. Lançada no dia 10 de março de 2023, a iniciativa levou assistência em urgência e emergência cardiológica para o interior do estado e vem salvando vidas do Litoral ao Sertão da Paraíba.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, o programa contribuiu para uma redução de mais de 20% na mortalidade causada por infarto agudo do miocárdio na Paraíba. “O Coração Paraibano completa um ano de muito sucesso. Foi lançado com o objetivo de interiorizar a assistência de média complexidade e atender a todo o estado com uma rede complexa que envolve telemedicina, UTI aérea, 61 ambulâncias, trombolíticos e, acima de tudo, quatro centros de hemodinâmicas. E os números falam por si só, são mais de 10 mil paraibanos atendidos, com uma redução de mortalidade de mais de 20% porque hoje há um programa integrado que envolve todo esse cuidado de forma efetiva”, comemorou.

Com uma estrutura de assistência 24 horas, o programa conta com uma equipe multiprofissional preparada para receber, especialmente, pacientes com infarto agudo do miocárdio. Um deles é Edilson Clemente do Nascimento, de 52 anos, morador de Campina Grande. Ele sofreu um pré-infarto quando estava no Parque do Povo, durante o São João.

“Posso dizer que eu estava no local certo e na hora certa, porque fui atendido rapidamente e levado de ambulância para o Hospital de Trauma de Campina Grande. Lá, fiquei em observação por três dias e considero que fui um privilegiado pelo atendimento de qualidade que recebi. Sou uma prova de que o Coração Paraibano é um programa eficaz e eficiente, pois, sem a praticidade e rapidez da equipe, não sei como eu estaria hoje”, declarou Edilson.

A assistência é realizada por meio de quatro hemodinâmicas distribuídas em três hospitais, sendo um Centro Coordenador no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, e dois Centros Especializados, sendo um no Hospital de Trauma de Campina Grande, e outro no Hospital Regional de Patos, responsáveis pelas ações de Cardiologia Intervencionista; além de 12 Centros de Referência que dão suporte na estabilização do paciente.
 
As ações e intervenções relacionadas ao Programa são apoiadas pela Rede Descentralizada do Serviço Avançado de Transporte Terrestre e Aeromédico, e pelo Complexo de Regulação do Estado da Paraíba, responsável pelo mecanismo de transferência dos pacientes.
 
O caminhoneiro Francisco Garcia Borges, de 56 anos, foi um dos pacientes que precisou do transporte aeromédico, quando sofreu um infarto e estava no Piauí. Lá, eu ia precisar esperar um mês ou mais para fazer o cateterismo, mas, graças a Deus, fui atendido pelo Coração Paraibano e transferido para o Hospital Regional de Patos num transporte aeromédico. Fiz o cateterismo e a angioplastia no mesmo dia em que cheguei. Só tenho a agradecer a todos que me atenderam e cuidaram da minha saúde”.
 
Para o médico cardiologista e hemodinamicista Jeann Santiago, que atua na Hemodinâmica de Patos, o Coração Paraibano representa uma revolução para a população sertaneja porque, finalmente, trouxe equidade no tratamento do infarto agudo do miocárdio. “Tantas vidas sertanejas estão sendo salvas, tantas famílias com a oportunidade de estar junto a seu ente querido…Ser médico cardiologista e hemodinamicista desse programa me traz um sentimento muito bom! A responsabilidade em poder salvar tantas vidas através desse projeto é indescritível”, ressaltou.

Comentários