• 13/10/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

'CPX': o que significa sigla em boné de Lula, alvo de desinformação de bolsonaristas

'CPX': o que significa sigla em boné de Lula, alvo de desinformação de bolsonaristas

O boné utilizado pelo ex-presidente Lula (PT) durante visita ao Complexo do Alemão, comunidade do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 12, foi objeto de desinformação por parte de bolsonaristas nas redes sociais.

Apoiadores de Jair Bolsonaro, como a deputada federal Carla Zambelli (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do presidente, publicaram montagens que associavam a sigla 'CPX' à palavra 'cupinxa' (sic), que significa "parceiro do crime".

A expressão 'CPX', no entanto, é uma abreviação da palavra “complexo”, numa referência às comunidades no Rio de Janeiro, como Complexo do Alemão, Complexo da Penha e Complexo da Maré. Órgãos oficiais, como a Polícia Militar do Estado, também usam o termo.

Lula ganhou o objeto durante encontro com lideranças comunitárias, antes da carreata que fez no Alemão, na manhã de quarta-feira, 12.

Em nota publicada em seu site oficial, além de elucidar sobre a sigla, a equipe de Lula ainda afirmou que, para apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, “todo morador de comunidade é bandido”

Até o momento da publicação desta matéria, Carla Zambelli e Flávio Bolsonaro não se posicionaram sobre as associações que fizeram sobre a sigla.

Comentários