• 06/02/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Dengue: veja quais remédios são indicados e quais são contraindicados

Dengue: veja quais remédios são indicados e quais são contraindicados

Com o aumento de casos em todo o Brasil, a dengue tem acometido milhares de pessoas nas últimas semanas. Com sintomas incômodos e que muitas vezes impedem o bem-estar mínimo para viver, a doença tem causado preocupação sobre qual medicamento é indicado para tratá-la.

É possível encontrar em grupos de Whatsapp ou em publicações nas redes sociais sugestões de medicamentos ou ativos orgânicos para evitar ou tratar a doença, mas é preciso ficar atento porque as indicações, muitas vezes, não tem comprovação científica e podem causar piora no quadro de saúde.

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, alerta que não há um remédio para tratar a dengue em si e não é recomendado acreditar em soluções mágicas. “A dengue é uma doença viral que não existe antiviral específico para tratá-la. Então o que se faz é tratar os sintomas”, explica o infectologista.

Os sintomas da dengue “clássica” são febre alta, dores musculares, dor nos olhos, dor na cabeça, além de mal estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo. Para esses incômodos, o tratamento é feito por meio de um tripé, explica Alberto: hidratação, uso de antitérmico (remédio) e medicação para vômito.

Comentários