• 17/05/2023
  • por Resenha Politika

Discurso

Deputado Wilson Santiago pede celeridade em ações que garantam segurança nas escolas

Deputado Wilson Santiago pede celeridade em ações que garantam segurança nas escolas


Crimes contra alunos e professores dentro das escolas cresceram nos últimos anos. Uma escola segura é fundamental para garantir a proteção e o bem-estar de todos. Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Wilson Santiago (Republicanos) avalia que é preciso garantir, com urgência, mais segurança no ambiente escolar.

Wilson Santiago afirmou que para instituir segurança nas escolas, é necessário implementar medidas preventivas e de resposta aos incidentes. “É claro que precisamos repensar as ações de segurança das instituições de ensino. As escolas são locais onde os alunos devem se sentir seguros para aprender e se desenvolver. Portanto, é fundamental criar medidas de proteção efetivas e de forma imediata nos estabelecimentos de ensino”, destacou o parlamentar. 

Na opinião de Wilson Santiago, os ataques não são situações isoladas. Na realidade, a violência que se apresenta nas instituições educacionais retratam o que está acontecendo na sociedade. “É importante concentrar esforços para entender as suas causas e propor soluções. Ou seja, precisamos debater as diversas razões que estão por trás do aumento de atentados nas escolas”, salientou o deputado. 

No Brasil, os casos se tornaram mais frequentes nos últimos anos: só entre 2022 e 2023, o Brasil teve cinco ataques fatais em estabelecimentos de ensino. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, foram registrados, nos últimos 20 anos, 24 ataques com extrema violência, causando a morte de 28 estudantes, além de 4 professores e 2 profissionais de educação. 

O deputado federal ressaltou ainda que é imprescindível levantar e discutir as situações de risco, bem como os procedimentos e transformações necessárias para garantir a segurança nas escolas. “O assunto necessita ser posto em discursão urgentemente. Os governos estaduais e federais têm que aplicar medidas de segurança no ambiente escolar. Portanto, precisamos também da participação da comunidade, conselhos, escolas e órgãos máximos para a tomada de decisões em todos os âmbitos, garantindo que os alunos se sintam protegidos e confiantes” completou.

Comentários