• 16/12/2021
  • por Resenha Politika

Covid-19

Dose da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos é menor; intervalo será o mesmo

Dose da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos é menor; intervalo será o mesmo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou hoje (16) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com o imunizante produzido pela Pfizer. A vacina já tem registro definitivo no Brasil, e agora terá sua bula alterada para inclusão da faixa etária.

De acordo com o Gerente Geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, trata-se de uma dose menor, porém mais concentrada.

"A diferença [para a vacina de adultos] está na quantidade de princípio ativo em cada dose. Em crianças, temos uma concentração de 0,1 miligrama de partícula de RNA, o que significa 10 microgramas por dose. Na vacina de adultos, é 0,5, ou seja, 30 microgramas por dose", explica.

O volume da injeção nas crianças também será menor - 0,2 ml. Em adultos, a quantidade é 0,3 ml. "A substância que compõe a formulação da vacina para crianças é mais concentrada, mesmo sendo menor. Por isso que o frasco tem mais doses - 10, diferente do frasco de adulto, que tem 8", completa.

O intervalo entre a primeira dose e a segunda será o mesmo, de 21 dias. Ainda não se sabe se a dose de reforço será necessária nessa faixa etária.

Comentários