• 14/10/2023
  • por Resenha Politika

Eclipse anular do Sol pode causar danos aos olhos

Eclipse anular do Sol pode causar danos aos olhos

Certamente você já ouviu falar que, neste sábado (14), haverá um eclipse solar anular – quando a lua passa entre a Terra e o Sol –, que deixará um círculo de luz no céu para ser admirado por alguns minutos. O fenômeno poderá ser visto por todo Brasil, mas é preciso ter cuidado na hora de observar o eclipse para não comprometer a saúde ocular.

A médica oftalmoligista da rede credenciada da Hapvida NotreDame Intermédica, Amanda Gadelha, fala sobre os perigos ao observar o eclipse sem a devida proteção e alerta que não adianta usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos para proteger a visão.

“Nunca devemos olhar diretamente para o sol, pois existe risco de queimadura retiniana e também da superfície ocular”, previne.

Diante desse perigo, as formas corretas de admirar o eclipse são através de telescópios solares especiais, câmeras e filtros solares. “A maneira segura de olhar para o eclipse é usar lente N14, a mesma utilizada por equipamentos para solda elétrica”, recomenda.

Nas regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.

No momento da anularidade, o céu deve ficar mais escuro, embora não tanto como durante um eclipse solar total, quando toda a luz do sol é bloqueada. Vale destacar que essa pode ser a oportunidade única para observar o fenômeno, tendo em vista que o próximo eclipse anular nesta parte do mundo só deve ocorrer em 2046, conforme apontou a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Comentários