• 29/11/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

Eleição Suplementar de Baixio para prefeito e vice-prefeito acontece dia 11, confirma TRE-CE

Eleição Suplementar de Baixio para prefeito e vice-prefeito acontece dia 11, confirma TRE-CE

Os eleitores da cidade de Baixio, localizada no Centro-Sul do Ceará, vão às urnas no próximo dia 11, para votar na eleição suplementar que elegerá os novos prefeito e vice-prefeito. O municipio cearense faz divisa com cidades paraibanas, a exemplo de Santa Helena.

A necessidade de um novo pleito municipal se apresentou após a chapa eleita em 2020, com Zé Humberto (PDT) e Donizete Cavalcante (PDT), ser cassada pela Justiça Eleitoral, que entendeu haver irregularidade no uso dos canais de comunicação institucionais da prefeitura. Em abril deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) anulou os diplomas de ambos os eleitos e tornou Zé Humberto inelegível por oito anos, a contar da eleição de 2020.

Após a decisão, a gestão municipal passou a ser comandada pelo então presidente da Câmara Municipal, Raimundo Amaurílio (PDT), o Zico, que atualmente concorre a prefeito pela chapa pedetista. Além de Zico, outras duas candidaturas foram postas: Kacilda Alencar (PT), que já havia disputado em 2020, e Jackson Santos (União Brasil). Este último teve a candidatura indeferida e anunciou que não recorreria da decisão, abdicando assim do pleito.

O Povo
 

Comentários