• 25/07/2023
  • por Resenha Politika

Esportes

Em Sousa: Jogos dos Ciganos 2023 serão abertos nesta quinta-feira

Em Sousa: Jogos dos Ciganos 2023 serão abertos nesta quinta-feira

Serão abertos, nesta quinta-feira (27), em Sousa, os Jogos dos Ciganos 2023. A solenidade vai contar com o desfile das nove comunidades participantes e ocorrerá no campo de futebol Celsão, no rancho Otávio Maia. A programação inclui apresentação de dança típica cigana, além dos demais protocolos esportivos, a exemplo do acendimento da tocha e o juramento do atleta.

Organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), os Jogos dos Ciganos terão a duração de três dias e contam com futebol de campo (masculino e feminino) e atividades de recreação e lazer que envolvem o esporte. Ao todo, serão 300 pessoas envolvidas porque também estão inseridos os grupos de dança ligados aos ranchos e ainda as crianças do local.

“Agora chegou a vez dos ciganos estarem inseridos no calendário esportivo da Sejel e o município de Sousa, estatisticamente, é o que possui o maior quantitativo em termos de comunidades. Será a primeira edição desde que passou a pandemia e, por isso, há uma enorme expectativa por parte deles, em vivenciar os Jogos”, explicou o professor José Hugo, coordenador dos projetos voltados ao esporte da Sejel.

“O Governo do Estado que tem um amplo calendário esportivo de ações chega aos ciganos através desses Jogos, que movimentará, durante três dias, os integrantes dos ranchos que ficam localizados na região polarizada pelo município de Sousa. É com muita alegria e empolgação que os Jogos dos Ciganos serão retomados aqui na Paraíba”, frisou o secretário da Sejel, Lindolfo Pires.

Abertura - A solenidade iniciará às 8h e a tocha será conduzida por Pedro Cabral, enquanto que Ademir de Almeida fará o juramento do atleta. Já as competições estão marcadas para começar às 10h.

Comentários